Ajudar empresas e operadoras de saúde a controlar custos por meio da inteligência sobre dados (big data). É o que promete a Gesto Saúde e Tecnologia (GST), empresa que nasceu há 12 anos como uma startup pelas mãos do médico Bento de Toledo e da engenheira Fabiana Salles. A companhia foi incubada no Centro de Inovação, Empreendedorismo e Tecnologia (Cietec), em São Paulo, e hoje tem quase 90 clientes.
"A ideia do negócio surgiu da necessidade de uma ferramenta de apoio à área de recursos humanos das empresas para a gestão de saúde dos funcionários", diz Fabiana. "O objetivo era que ajudasse nas tomadas de decisão, fosse acessível e fácil de usar".
Até chegar a um modelo escalável na empresa, os sócios investiram nove anos no desenvolvimento da tecnologia, além de conviverem com gestores de RH para descobrir os desafios da área. O produto, batizado de GI Gesto Inteligente, foi lançado em 2011 e tem como público-alvo operadoras e empresas de médio e grande porte que oferecem um plano de saúde como benefício. Entre seus 89 clientes, estão o Hospital Oswaldo Cruz, a HP e a Suzano.
Na prática, a solução reúne os dados dos planos e mede o impacto de afastamentos e também de campanhas de promoção à saúde. "O programa gera indicadores para os processos de decisão do gestor, além de comparar os resultados da empresa com valores do mercado".
No ano passado, a GST teve investimento do Fundo Inova, da administradora de fundos DGF, com um valor não divulgado. A verba foi aplicada em marketing, vendas e estruturação do pós-venda.
Leia mais em:
http://www.valor.com.br/empresas/3507192/programa-gera-indicador-de-decisao#ixzz2yDicTRg0