Já integrada às soluções Pixeon de gestão para Hospitais e Clínicas, a TeleConsulta ajuda instituições e pessoas se adequarem às orientações de isolamento social sem deixar a saúde de lado
Em meio a tantas incertezas e dificuldades enfrentadas por profissionais da saúde, a Pixeon, uma das maiores empresas brasileiras de tecnologia e inovação para o setor, anuncia a evolução do seu sistema de gestão para hospitais e clínicas com a habilitação de uma nova solução de TeleConsulta, já totalmente integrada em seus produtos.
Com o avanço da pandemia, a demanda por um sistema de atendimento médico que continuasse funcionando em meio às orientações de isolamento social cresceu rapidamente e logo tomou proporções mundiais. Como muitas instituições que não possuíam UTI se viram forçadas a fechar as portas temporariamente, sistemas de cuidado à saúde à distância chegam como oportunidade de manter os atendimentos sem que nem profissional, nem paciente precisem se deslocar fisicamente.
É neste contexto que o sistema de TeleConsulta da Pixeon é lançado, e se destaca por já chegar ao mercado com uma visão e cobertura completa da jornada do paciente. “É muito importante para nós que essa solução já chegue ao mercado viabilizando uma jornada do paciente 100% digital”, afirma Armando Buchina, CEO da Pixeon. “Mas toda solução tecnológica de boa qualidade vem acompanhada de certo grau de complexidade, e colocamos isso na balança também. Pensamos em tudo: desde a garantia de estabilidade do sistema até os aspectos de regulamentação e segurança de dados.”, complementa.
Segurança
Uma das premissas da telemedicina é que o atendimento médico on-line é mais complexo e abrangente que uma ferramenta de comunicação por webcam ou por vídeo-conferência. Por isso, a TeleConsulta da Pixeon foi lançada já totalmente integrada à sua solução Smart — a solução completa de gestão para hospitais e clínicas da empresa.
“Estamos falamos aqui de acompanhar o paciente em todas as etapas da sua interação com a instituição. A TeleConsulta começa a atuar já no agendamento on-line, passa por sistemas de checagem de dados, verifica a elegibilidade do paciente, disponibiliza salas virtuais dedicadas, cede ao médico acesso ao Prontuário Eletrônico do Paciente, e finalmente possibilita que o profissional de saúde faça a prescrição médica digital. É com esta visão que conceituamos e implementamos a Jornada Digital do Paciente, contemplada em nossas soluções.”, comenta Armando.
Há, contudo, um desafio nesta etapa. Segundo a Fecomércio-GO, cerca de 30% dos atestados emitidos no Brasil são falsificados e podem ser comprados na internet. Evitar fraudes e falsificações de documentos médicos tornou-se, portanto, uma prioridade para a empresa, que buscou parceiros especializados no ecossistema de empresas de tecnologia para saúde.
A solução da Pixeon vem com uma integração que garante, dentre outras coisas, a autenticidade do médico por meio de sua Assinatura Digital pelo eCRM (Certificação Digital). E por estar dentro Smart, a ferramenta também consegue emitir instantaneamente alertas de interações medicamentosas e alergias em prescrições. Para o paciente, há a facilidade de receber a receita por SMS e e-mail, além do documento ser aceito e validado eletronicamente pelas maiores redes farmacêuticas do país.