Parceria entre entidade médica e a Companhia inclui gratuidade no uso da ferramenta durante 12 meses, além de acordo para atualização e produção científica sobre impactos da COVID-19 nas especialidades
O Grupo Fleury firmou parceria com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM) para estender o uso gratuito da plataforma aberta de telemedicina “Cuidar Digital” pelo período de um ano aos médicos associados. O acordo também prevê a realização de atividades de atualização e produção científica sobre os impactos da COVID-19 nas especialidades.
O “Cuidar Digital” é uma plataforma de telemedicina que possibilita consultas online entre médicos e pacientes de todo País. Diante da recomendação de distanciamento social para diminuir a transmissão da COVID-19, o “Cuidar Digital” nasce com o objetivo de conectar médicos e pacientes para realizar o atendimento em uma plataforma segura com todas as facilidades de interação digital, como o prontuário eletrônico, que permite a continuidade nos cuidados com a saúde, sobretudo no contexto atual.
Para usar a ferramenta, não há necessidade de o médico ter qualquer vínculo prévio com o Grupo Fleury ou compromisso de indicar os serviços de medicina diagnóstica da empresa. Os honorários são cobrados pelo médico diretamente do paciente, sem intermediação da plataforma, que será colocada à disposição da comunidade médica gratuitamente neste momento.
“Sempre estivemos presente no dia a dia dos médicos, contribuindo com soluções diagnósticas para dar suporte à tomada de decisão sobre a melhor conduta terapêutica. Percebemos que, neste momento, poderíamos também colaborar para a continuidade da assistência, oferecendo uma ferramenta para a manutenção do relacionamento dos médicos com seus pacientes durante este período de isolamento social”, explica a diretora executiva de Negócios do Grupo Fleury, a cardiologista Jeane Tsutsui.
O Grupo Fleury está em contato com outras entidades médicas para estender o benefício ao maior número de profissionais possível.
Como usar
Para utilizar a plataforma é muito simples. O médico acessa o site do “Cuidar Digital” pelo link, preenche um cadastro rápido com informações gerais, como telefone e o número do registro no Conselho Regional de Medicina (CRM), e o submete à validação. Os dados são transmitidos para a equipe de Customer Success exclusiva do “Cuidar Digital”, responsável pela análise dos dados. Após a liberação do cadastro pela área de Customer Success, o médico recebe um e-mail para a criação de seu login e senha.
Para agendar os atendimentos, basta o médico inserir e-mail do paciente, data e horário da consulta na ferramenta. A plataforma automaticamente encaminha ao paciente um e-mail com um link exclusivo, válido apenas para a consulta online agendada. O link único não funciona antes da data e horário do agendamento e perde a validade após a consulta. Para retorno ou novas interações pela plataforma é preciso repetir o processo de agendamento e gerar um novo link único, diferente do anterior. Esta precaução é necessária para garantir a segurança dos dados e da consulta. Não é necessário instalar aplicativos ou fazer qualquer alteração no dispositivo utilizado para a consulta online. A melhor experiência para o médico realizar a consulta ocorre utilizando desktop ou tablet. Para o paciente, o dispositivo é indiferente, podendo ser realizada por smartphone, inclusive.
Ao utilizar a plataforma, o médico tem à disposição várias funcionalidades. Uma delas é um prontuário eletrônico para anotar as informações do paciente, caso julgue necessário. Ainda é possível trocar arquivos e mensagens na consulta, como em um chat. Também há a possibilidade de gravar vídeo e áudio das consultas e acessar o histórico de exames de diagnóstico do paciente realizados nas marcas do Grupo Fleury (Fleury Medicina e Saúde, a+ Medicina Diagnóstica, Weinmann, Serdil, Felippe Mattoso, Labs a+, Diagnoson a+ e Instituto de Radiologia de Natal), trocar arquivos e mensagens durante a consulta, como em um chat, entre outras. O Customer Success do “Cuidar Digital”, a pedido do médico, possibilita o envio dos dados do prontuário eletrônico e as gravações. Desta forma o médico pode integrar as informações sobre as consultas realizadas à sua rotina de trabalho, quando voltar a atender em consultório.