valiar a capacidade de gerar e proteger valor não apenas para si, mas também para clientes, consumidores, acionistas, funcionários e sociedade. Esse é o objetivo do ranking MVP Brasil (Mais Valor Produzido) para o setor farmacêutico, feito pela Dom Strategy Partners, consultoria nacional focada em estratégia corporativa, e divulgado esta semana.
São listadas as cinco companhias do setor que mais produzem valor a partir da percepção, avaliação e recomendação de seus stakeholders. Estão na lista, na ordem, as empresas Roche, Pfizer, Bayer, Sanofi-Aventis e Novartis, consideradas as que geram mais valor a partir da interação com diferentes públicos.
Para chegar ao resultado final, o estudo avaliou ativos como Eficácia da Estratégia Corporativa, Resultados Gerados, Crescimento Evolutivo, Valor das Marcas, Qualidade de Relacionamento com Clientes, Governança Corporativa, Sustentabilidade, Gestão de Talentos, Cultura Corporativa, Inovação, Conhecimento, Grau de Transformação e Uso das Tecnologias Digitais, dentre outros.
Segundo Daniel Domeneghetti, CEO da Dom Strategy Partners, o objetivo do estudo com as indústrias farmacêuticas é entender “como o mercado se comunica, constrói e mantém a sua capacidade para gerar e proteger valor com os seus diferentes públicos, ativos e os indicadores que reverberam em credibilidade, imagem positiva, sistema de gestão robusto e eficácia de seu motor competitivo.”
Para a pesquisa, a consultoria utilizou a metodologia EVM (Enterprise Value Management), que defende a tese de que o valor produzido pelas empresas, tanto gerado como protegido, tangível ou intangível, é agregado (ou destruído) e materializado (quantificado) em função da percepção de valor apreendida pelos stakeholders.
Assim, as farmacêuticas passaram por uma avaliação de 0 a 10 em relação às suas performances nos ativos tangíveis e intangíveis, selecionados como direcionadores de geração e/ou proteção de valor pelas empresas. O levantamento e o resultado analítico consideram uma série de interações, pesquisas e monitorias feitas pela DOM com os diferentes públicos das empresas mais relevantes dos setores.
A resposta sobre capacidade de cada empresa gerar e proteger valor para si e para esses públicos foi feita a partir da quantificação das quatro dimensões que definem o Valor Corporativo de uma companhia: Resultados, Reputação (definida como Credibilidade/Imagem), Competitividade e Riscos.