Site foi migrado para a nuvem pública da IBM a fim de ter mais escalabilidade, estabilidade e atender maior número de pessoas com mais serviços
A grande preocupação dos órgãos globais de saúde com o novo coronavírus (COVID-19) é não sobrecarregar os hospitais e sistemas de saúde que prestam atendimento aos pacientes. Pensando nisso, especialistas em saúde e a empresa Pixit se uniram para criar uma solução que pudesse usar a tecnologia para auxiliar a vida dos brasileiros: o site CoronaBr (www.coronabr.com.br), que conta com a infraestrutura da nuvem pública da IBM para atender a toda demanda de acessos. Em menos de um mês desde o lançamento, o portal alcançou mais de 20 milhões de acessos e foi o link mais compartilhado pelo WhatsApp no período de 17 a 24 de março, segundo pesquisa da Fundação Getulio Vargas.
O enfermeiro virtual “Pedro do CoronaBr”, a partir de roteiros de diagnóstico clínicos (teleorientação em casos de sintomas autolimitados), faz perguntas e usa sinais de alerta a partir dos sintomas indicados. Isso permite realizar uma triagem de pacientes para qualificar aqueles que precisam de atendimento médico ou indicar os casos nos quais a recomendação não seja medicamentosa, passando orientações para aqueles com sintomas que poderiam ficar em casa. O site é totalmente gratuito e faz as primeiras perguntas que um enfermeiro faria em uma triagem no hospital, com base no protocolo seguido pela Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde.
Lançada no dia 19 de março a plataforma ultrapassou 1 milhão de acessos em 24 horas e 3 milhões em 48 horas. Esse rápido aumento no número de acessos demandou uma infraestrutura capaz de crescer tão rapidamente quanto o interesse do público, bem como uma plataforma estável capaz de entregar uma experiência completa para seus visitantes. Para isso, os idealizadores do CoronaBr contaram com a IBM para ter o apoio necessário para dar as condições necessárias para potencializar o impacto do portal.
A empresa CoronaBr juntou-se ao programa Startup with IBM para ter acesso a mentorias de negócios e recursos técnicos para seguir apoiando a população. Toda a arquitetura foi redesenhada para que o portal ganhe em escalabilidade e estabilidade para suportar os picos de acessos, garantindo a disponibilidade do serviço para os usuários. O Startup With IBM é um programa global que visa apoiar empreendedores e startups por meio do acesso a infraestrutura e serviços na nuvem pública da IBM, que podem atingir valores de até US$ 120.000 por ano em créditos. Esses créditos podem ser usados para acessar 130 serviços disponíveis na IBM Cloud, incluindo IBM Watson, IBM Blockchain, Analytics e Segurança.
“Quando começou a discussão sobre o risco de o sistema de saúde ficar sobrecarregado, vimos que precisávamos fazer algo, queríamos utilizar a tecnologia e nossa capacidade para auxiliar na solução desse problema. Nesse momento crítico, a ideia foi de agregar, de resolver. Assim nasceu o CoronaBr, que vem ajudando milhares de brasileiros todos os dias com orientação online gratuita que evita idas desnecessárias a uma unidade de saúde”, disse Flávio Machado, co-responsável pela criação do CoronaBr. Com o ambiente rodando na nuvem pública da IBM, o CoronaBr pode suportar até 184 mil acessos por hora, ou 4,5 milhões de acessos por dia, dando estabilidade ao sistema e alcançando ainda mais pessoas. A plataforma tem a capacidade de suportar ainda mais usuários e crescer, à medida em que os acessos crescem ao longo do dia.
“Nosso primeiro interesse foi o de manter o CoronaBr disponível para a população independentemente do grande volume de acessos. Para isso, empregamos a nuvem pública da IBM, o que garantiu a escalabilidade necessária para a aplicação. Isso traz a tranquilidade à equipe do CoronaBr para que possa planejar os próximos passos e a expansão do portal ao mesmo tempo em que conseguem atender aos visitantes do site com segurança e estabilidade”, comenta Marcos Paraíso, executivo de cloud pública da IBM Brasil.