Chatbot está disponível nos sites do Grupo e no aplicativo Samel, disponível para Android e IOS. Sistema é gratuito e faz a triagem para atendimento via telemedicina
Desenvolvido em tempo recorde pelo Samel Health Tech, uma nova tecnologia virtual está disponível no combate ao coronavirus Covid-19. O sistema foi criado com o objetivo de atender e orientar a população, de forma gratuita, para que ela saiba se é necessário comparecer a uma unidade de saúde, sem necessidade de exposição em ambientes hospitalares. O Samel Health Tech é o primeiro laboratório de desenvolvimento de tecnologias voltadas para a área da saúde das regiões Norte e Nordeste do país.
O novo sistema, criado em parceria com o Instituto Transire e a TNH Health, trata-se de um chatbot de triagem que simula uma conversa por chat, onde um robô realiza uma combinação de perguntas através de inteligência artificial e informa a pessoa se ela deve buscar atendimento médico em caso de suspeita de infecção por Covid-19.
Acessível a todos
O serviço está disponível nos sites da Samel e no aplicativo Samel, disponível para Android e IOS. Ele pode ser utilizado por toda a população amazonense, independentemente de a pessoa ter ou não plano de saúde.
“Esse serviço pode ser utilizado por todos os amazonenses, e não é restrito aos 90 mil usuários Samel. Esperamos que ele tenha grande adesão para que a população não entre em pânico e reforce os cuidados com relação ao coronavírus. É muito importante que as pessoas o utilizem de forma consciente, sem brincadeiras”, informa o diretor-presidente do Grupo Samel, Luis Alberto Nicolau.
O novo serviço de triagem online do Covid-19 está disponível para empresas e instituições que desejem incorporá-lo em seus sites gratuitamente.
Como funciona
Após responder as perguntas da inteligência artificial, a pessoa saberá se precisa ficar de repouso ou está elegível para a telemedicina. Por isso, é importante que ele informe um número de telefone que tenha o aplicativo WhatsApp. Assim, a equipe assistencial da Samel fará contato por videochamada, caso a triagem do chatbot acuse sintomas do Covid-19. Ela dará as recomendações específicas para cada caso.
Se na triagem for confirmado os sintomas do novo coronavírus e a pessoa for cliente Samel ou de convênio de operadoras de planos de saúde parceiras, como Amil, Bradesco, SulAmérica, entre outros, o mesmo será encaminhado para atendimento em uma das unidades do Grupo. Caso contrário, o usuário será orientado a buscar atendimento em um hospital de referência do Estado.