Odontoprev vê disputa menor de preços
28/02/2014 - por Por Beth Koike | De São Paulo

Após um 2013 com uma acirrada guerra de preços, a OdontoPrev acredita que a concorrência será mais branda neste ano. "A fase mais dura, com preços irracionais já não vemos mais. As demais operadoras perceberam que essa estratégia é desastrosa no longo prazo", disse Mauro Figueiredo, presidente da OdontoPrev.

No ano passado, a Amil entrou com força no segmento de planos dentais e ganhou o posto de segunda maior operadora do setor, com cerca de 2,3 milhões de usuários. A seu favor, a Amil tem o plano de saúde que pode ser comercializado em conjunto o convênio odontológico.

A OdontoPrev registrou melhora nas margens. O lucro líquido avançou 9,6% para R$ 47 milhões no último trimestre de 2013 e acumula no ano alta de quase 30%, atingindo R$ 188 milhões. Já a receita operacional líquida somou R$ 1 bilhão no ano todo, uma alta de 12% sobre 2012. Essa expansão também é resultado do aumento no tíquete médio dos planos dentais e redução de despesas.

A companhia encerrou o ano passado com 6,1 milhões de usuários, um aumento de 3,3% em relação a 2012. Para alguns analistas do mercado esse crescimento foi considerado tímido tendo em vista o desempenho de anos anteriores. "O dado que continua nos preocupando é o ritmo lento de crescimento no número de beneficiários, que encerrou o trimestre e o ano com ligeira alta de 3,3%, ficando muito próximo de níveis de estabilidade, o que nos chama a atenção para os períodos à frente", informou Mário Bernardes Junior, em relatório da BB Investimentos.

A corretora Brasil Plural acompanha o raciocínio do banco de investimento do Banco do Brasil. "A adição de 69,6 mil de beneficiários entre o terceiro e quarto trimestres ainda é tímida, embora os planos individuais continuem a liderar o crescimento, chegando a representar 8% da base total de clientes. No terceiro trimestre, esse número era de 6%", afirmou Guilherme Assis, analista da Brasil Plural.

O presidente da OdontoPrev disse que a companhia vem passando por mudanças e que o crescimento vem sendo puxado pelos clientes das pequenas e médias empresas e dos planos individuais, que juntos representam 1,2 milhão de usuários - o equivalente a 20% da carteira total da companhia. "De 2010 para cá, esses segmentos vêm crescendo em média 25% e ao que tudo indica devem manter esse patamar de dois dígitos por um bom tempo", afirmou Figueiredo. "Muitas pessoas do mercado ainda estão acostumados com o antigo perfil da OdontoPrev, em que a base de beneficiários era formada basicamente por funcionários de grandes corporações", acrescentou.

Figueiredo prevê que base de clientes de pequenas e médias empresas aumente ainda mais, porque a companhia vem reforçando a venda de produtos nas agências bancárias, canal usado pelo segmento para adquirir benefícios. A OdontoPrev planeja iniciar a operação da BB Dental - parceria entre a OdontoPrev e o Banco do Brasil - no fim do segundo trimestre.

 


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