Prazos de atendimento no Brasil é um dos mais restritivos do mundo
FenaSaúde, que representa 31 operadoras, diz que em países como Canadá, Austrália, Suécia e França, a população aguarda mais tempo por uma consulta do que o exigido no Brasil
20/02/2014

Depois da divulgação de mais uma lista de planos suspensos pela ANS, a Federação Nacional de Saúde Suplementar (FenaSaúde), que representa 31 operadoras de planos de saúde, de 17 grupos empresariais, ressaltou que a determinação de prazos de atendimento estipulados no Brasil é uma das mais restritivas do mundo.

Segundo a entidade, estudos oficiais da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) apontam que, em países como Canadá, Austrália, Suécia e França, metade da população, em média, aguarda mais de quatro semanas por uma consulta com especialista. Neste mesmo grupo de países, aproximadamente 20% da população aguarda mais de quatro meses para fazer uma cirurgia.

No Brasil, o prazo para atendimento ao beneficiário na saúde privada é de sete dias para consultas e 21 dias para cirurgias eletivas. “Ainda assim, as operadoras de planos de saúde empenham esforços contínuos para atender às regulamentações dentro dos prazos estabelecidos, mesmo diante da falta de infraestrutura médica do país”, afirmou a entidade representativa em comunicado ao mercado.

As associadas Allianz Saúde, Amico Saúde e Tempo Saúde estão presentes na lista da ANS. Veja os planos suspensos abaixo.

“Esclarecemos que o atendimento aos beneficiários das operadoras de planos de saúde que tiveram a comercialização suspensa está garantido. No ano de 2012, o setor de Saúde Suplementar brasileiro realizou aproximadamente 1 bilhão de procedimentos, entre consultas, internações, terapias e exames, incluindo tratamentos de alta complexidade, emergências e doenças crônicas, o que contribui para colocar a medicina brasileira entre as mais avançadas do mundo. As operadoras associadas à FenaSaúde estão atentas às demandas dos beneficiários e oferecem canais oficiais de comunicação para esclarecer dúvidas ou resolver eventuais problemas”.

A FenaSaúde informou ainda que defende critérios de avaliação transparentes e a adoção de metodologias precisas de monitoramento do atendimento, que espelhem a realidade de cada operadora avaliada, reduzindo as incertezas no processo de apuração das reclamações dos beneficiários de planos de saúde.
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) criou um Grupo Técnico para debater os critérios de monitoramento do atendimento, e os trabalhos estão em andamento.

Operadoras associadas à FenaSaúde que aparecem na lista da ANS:

ALLIANZ SAÚDE S/A
Registro ANS: 000515
Registro Produto Quantidade de beneficiários
410190991 SUPERIEUR 10 26961
410191990 SUPERIEUR 20 9778
410192998 SUPERIEUR 30 473
410198997 QUALITE 20 3767
410207990 EXCELLENCE 40 3167
433370005 BASIC PME 9380
433374008 SUPERIEUR 20 PME 12446
433376004 QUALITE 10 PME 11090

AMICO SAÚDE LTDA
Registro ANS: 306622
Registro Produto Quantidade de beneficiários
400138999 Básica QC 42073
444148036 BÁSICA GR MUNICÍPIOS EMP QC 98500
464361115 Dix 100 DF QC PJCA 5853
464370114 Dix 200 RM RJ QC PF 9883
465321111 Dix 100 GR.EST. QC PJCE 205621

TEMPO SAÚDE SEGURADORA S.A.
Registro ANS: 000361
Registro Produto Quantidade de beneficiários
409115999 AIG Saúde – Plano Especial – Clube Médico 6.812





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