Unimed Vitória resgata medicina famíliar e adota novo modelo de remuneração
Doenças crônicas e agudas passam a integrar banco de dados da operadora, que monitora carteira e realiza buscas ativas
04/02/2014

Atenção primária com cuidado integral e acompanhamento contínuo, com alto uso de tecnologia e incentivo constante a cultura de promoção da saúde. E o melhor: com custo mais baixo que o praticado pelos planos de saúde tradicionais. Esta são as premissas do Unimed Personal, produto corporativo lançado em maio de 2013 pela Unimed Vitória que busca trazer um modelo mais sustentável para os clientes e para a própria cooperativa.

Com os custos crescentes da assistência médica – e a consciência da inviabilidade financeira do modelo de atenção exclusivamente focada no tratamento da doença –, o Personal foi moldado de acordo com experiências internacionais (Europa e América do Norte), e com a proposta de acompanhar o paciente por um mesmo profissional clínico, “resgatando o conceito de medicina familiar”, explica o diretor-presidente da Unimed Vitória, Márcio Oliveira Almeida. “É preciso uma mudança cultural em relação aos cuidados com a saúde. É nesta mudança que estamos trabalhando.”

Para a cooperativa, o projeto simboliza um novo direcionamento estratégico com foco na atenção primária e no gerenciamento de saúde dos clientes. Os investimentos, que totalizam R$ 1,5 milhão, foram usados para a criação de duas unidades operando no novo modelo de atendimento médico e multiprofissional, além do treinamento da equipe, adequação da rede de especialistas com foco integral no paciente e acompanhamento pelo médico de referência (modelo chamado de “referência e contra referência”).

Estes profissionais são remunerados por capitation, ou seja, por paciente. Estão sendo atendidos cerca de 6 mil clientes corporativos nas unidades de Serra e Vitória (ES). Segundo Almeida, o crescimento futuro da estrutura e da rede de atendimento do Personal deve considerar a mudança de cultura pretendida, ou seja, a sustentabilidade do negócio. “Trata-se de uma mudança de hábito traduzida em um produto que comercialmente já vem fazendo sucesso e tendo bons resultados”, explica o diretor-presidente.

Ele se baseia em um sistema de informações com prontuário eletrônico centralizado, no qual o médico pode acessar o histórico do paciente em todas as unidades Personal e avaliar os principais riscos à saúde. Com os dados, é possível desenvolver programas específicos de prevenção e acompanhamento.

A ideia é que médico e paciente trabalhem juntos estabelecendo metas, como redução do tabagismo ou perda de peso, com acompanhamento periódico por meio de exames. Doenças crônicas e agudas passam a integrar o banco de dados da Unimed Vitória, que monitora toda a carteira do Personal e realiza buscas ativas conforme protocolos pré-estabelecidos pela equipe.

Passos dados
Desde 2008 a Unimed Vitória estuda uma forma de implantar o modelo que deu origem ao Personal. Naquele ano, foi feito um benchmarking da cooperativa com a operadora de saúde Kaiser Permanente, da Califórnia, EUA, com quem passou a colaborar. Em 2011, representantes de quatro Unimeds voltaram à América do Norte para conhecer o modelo da Cambrigde Health Alliance e, de novo, da Kaiser Permanente.

A busca foi motivada principalmente pela falta de gerenciamento de cuidado com os clientes detectada pela Unimed Vitória, que entre outros problemas apontava os altos custos dos procedimentos médicos, a falta de acompanhamento da saúde dos seus cerca de 320 mil beneficiários, a perda de informações nos prontuários, as solicitações repetidas dos mesmos exames por médicos diferentes etc. Foram detectados altos e desnecessários gastos dos recursos da operadora e, claro, do tempo do cliente.

Por ser um produto novo, a Unimed Vitória ainda calcula os resultados do Personal, mas já traça uma linha de bons indicativos, que tende a ganhar corpo em 2014. Os relatórios de gerenciamentos mostrarão a porcentagem de ocupação da agenda, de absenteísmo, consultas per capita, consultas ao pronto atendimento, exames por consultas, taxa de encaminhamentos para especialistas, internação e custo médio mensal per capita.

A expectativa é que o controle das ações e condutas reduzam o desperdício de procedimentos, exames, intervenções e medicações. A cooperativa avalia que o turnover de pacientes dentro do Personal já foi reduzido consideravelmente, mas ainda não possui dados suficientes para comprovar a impressão.

Ao menos há a satisfação já manifestada pelos próprios clientes. Uma pesquisa com os usuários mostrou que 93,3% entendem o modelo de assistência com um médico de referência, que recebeu a nota média de 9,2 (em 10 pontos possíveis). O Unimed Personal recebeu avaliação 8,8, e 95,6% disseram que indicariam o modelo para amigos ou parentes.

com o foco na prevenção e promoção da saúde, Unimed Vitória inicia transformação no atendimento, que vai desde à volta do médico da família até um novo modelo de remuneração ao profissional





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