No dia 29 de Outubro é comemorado o Dia Mundial de Combate ao AVC. O Acidente Vascular Cerebral (AVC) . Existem dois tipos de AVC, o isquêmico e o hemorrágico, sendo o isquêmico quando há obstrução de um vaso cerebral, impedindo a passagem de oxigênio, e o hemorrágico quando há o rompimento de uma artéria, provocando hemorragia.
O AVC pode acarretar diversos problemas desde perdas de movimentos, incapacidade de falar, comprometimento da memória, até o óbito. Segundo o Ministério da Saúde, o AVC isquêmico representa 85% de todos os casos e o AVC hemorrágico, os outros 15%, sendo este o maior causador de mortes. De acordo com folha informativa de 2018 da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o AVC é a segunda principal causa de morte no mundo.
Tecnologia e expertise médica aliadas na corrida contra o tempo
No caso do acidente vascular cerebral o tempo é fator relevante, pois quanto mais rápido o atendimento maiores são as chance de recuperação completa, diminuindo a mortalidade. Pensando nisso, a Rede Mater Dei de Saúde adquiriu o software RAPID, que integra e amplia a janela terapêutica do protocolo de Acidente Vascular Cerebral (AVC) adotado pela Rela Mater Dei.
Pioneira na implantação do software em Minas Gerais, a Rede Mater Dei de Saúde reforça seu compromisso com a qualidade pela vida, ampliando em muito as chances de um paciente ter seus neurônios recuperados e sua saúde restaurada. O software, acoplado aos tomógrafos, permite uma avaliação rápida, segura e precisa da área cerebral que ainda se encontra na penumbra isquêmica, estágio em que ainda não houve morte neuronal, e que pode ser recuperada, proporcionando mais oportunidade e opções de tratamento para os pacientes e um suporte essencial para a melhor decisão clínica dos médicos.
Além disso, a Rede Mater Dei de Saúde, referência no tratamento das patologias cardiológicas, neurológicas e neurovasculares, possui a UCV – Unidade Cardiovascular, que engloba as Unidades Coronariana, de AVC e Pós-operatória. Inserida em uma estrutura hospitalar completa, com atendimento multidisciplinar, a UCV enfatiza a constante busca da Rede em oferecer o que há de melhor em assistência médico-hospitalar.
Você sabia que é possível identificar um Acidente Vascular Cerebral apenas com algumas ações?
Caso alguém que você conheça tenha caído no chão e não apresente nenhum sintoma mas você desconfia que ele pode não estar bem, que tenha tido um AVC, basta pedir para que ela sorria e fique com os braços estendidos por alguns segundos.
Se a pessoa não conseguir falar uma frase simples normalmente ou, se ao sorrir, a boca se mostrar torta para um lado ou, se ao tentar sustentar os braços, um deles começar a cair, em qualquer um destes três casos o risco de um AVC agudo é extremamente elevado e o atendimento deve ser o mais urgente possível.
Para memorizar com mais facilidade, lembre-se da sigla SAMU!
Saiba mais sobre o atendimento em Neurologia da Rede Mater Dei de Saúde: www.materdei.com.br