Durante o evento, profissionais da TI foi representado pelo time Space Vitall que conquistou o 3º lugar no evento
· O evento é uma iniciativa da Agência Espacial Americana que realizou a ação em mais de 200 cidades, simultaneamente, em todo o mundo
· Com a terceira colocação nesta etapa, além da premiação, a equipe se classificou para a fase mundial.
Com o projeto de um aplicativo para identificar aglomeração de lixo e possíveis pontos de alagamento nas cidades, representantes do time de tecnologia da Unimed Fesp e Unimed Guarulhos conquistaram o 3º lugar no NASA Space Apps Challenge Brasil nos dias 19 e 20 de outubro, em São Paulo. No evento, a Unimed Fesp e o Vitall, hub de inovação lançado pela operadora em julho, também marcaram presença na mentoria do evento.
No modelo hackathon, o evento é uma iniciativa da Agência Espacial Americana que realizou a ação em mais de 200 cidades, simultaneamente, em todo o mundo com o intuito de resolver desafios e encontrar novas ideias para melhorar a vida em sociedade. O hackathon reúne jovens profissionais de diferentes habilidades como arte, design, tecnologia, negócios, engenharia, saúde, cultura, educação, ciência de dados, meio ambiente, entre outros.
Representando a Unimed Fesp, o grupo batizado de Space Vitall era formado por Luís Fernando Bezerra Lima, Nagib Sabbag Filho (ambos Unimed Fesp), Raphael Godoi (Unimed Guarulhos) e Marcelo Guimarães e Weslley Garcia.
A equipe desenvolveu um aplicativo chamado “Super Cidadão”, com intuito de colaborar para que as cidades sofram menos com problemas relacionados a enchentes antrópicas, aquelas que são geradas devido a interferência do homem. Colaborativo e com ideias do conceito de Sociedade 5.0, o protótipo/aplicativo incentiva as pessoas a registrarem problemas que ocasionam enchentes, como o lixo nas ruas, para que utilizando os dados da NASA, consiga-se identificar locais em tempo real com probabilidade de chuva e enchente, para que órgãos públicos em conjunto com os “Super Cidadãos” criem meios de diminuir o impacto das enchentes em áreas de riscos.
Com a terceira colocação nesta etapa, além da premiação, a equipe se classificou para a fase mundial.
Representando a Vitall, o superintendente de TI, Mauricio Cerri e a consultora de inovação Carolline Andresi Bezerra foram mentores da ação que reuniu nove times que apresentaram trabalhos criados e desenvolvidos durante o hackathon. Durante a mentoria, eles deram conselhos, supervisionaram e colaboraram com os times compartilhando experiências e conhecimento.
Sobre a Unimed Fesp
Criada em 1971, apenas quatro anos após a fundação da primeira Unimed, em Santos, a Federação das Unimeds do Estado de São Paulo (Unimed Fesp) nasceu com o intuito de integrar as cooperativas singulares de todo o Estado. A Unimed Fesp atua no mercado como operadora de saúde e como uma federação sendo que, entre suas atribuições está o oferecimento de assessoria comercial/relações empresariais, jurídica, em projetos hospitalares, em saúde ocupacional, em educação cooperativista, entre outras áreas, orientando, coordenando e normatizando a filosofia cooperativista entre dirigentes, médicos cooperados e funcionários.