~~Subiu para 102.232 o número de reclamações feitas por consumidores de planos de saúde durante o ano de 2013, aumento de 31% frente às 78.061 queixas registradas no ano anterior. Os dados foram divulgados na sexta-feira (10) pela Agência Nacional de Saúde Suplementar, a ANS.
Segundo a ANS, as reclamações resolvidas através da mediação feita pela própria agência entre consumidores e operadoras, dispensando processos judiciais, chegou a 82,6% em 2013, frente aos 78% de 2012.
Lideram as reclamações problemas com cobertura dos planos (74.061 queixas, alta de 23,5%), com contratos (20.310) e mensalidades e reajustes (4.952). A ANS explica o aumento pela ampliação da capacidade de atendimento do Disque ANS, serviço que recebe ligações gratuitas (no número 0800 701 9656) de consumidores insatisfeitos.
Queixas também podem ser feiras por meio da Central de Relacionamento do portal da agência (www.ans.gov.br) ou presencialmente, em um dos doze núcleos da ANS distribuídos entre algumas capitais do País.
* com informações do portal G1