Está suspensa a partir desta sexta-feira (6) a venda de 51 planos de saúde de dez operadoras por causa de reclamações dos consumidores no segundo trimestre deste ano. A lista com todos os planos suspensos pode ser vista no site da ANS.
A medida foi anunciada pela agência na semana passada.
ANS: quem tem plano empresarial pode mudar de convênio sem carência Governo autoriza alta de até 7,35% em preços de planos de saúde individuais Entidade diz que planos de saúde avaliam cobrar mais de quem tem mais risco Nada muda para quem já é cliente
Juntos, os planos suspensos têm cerca de 278,6 mil beneficiários. Para quem já é cliente, nada muda.
O objetivo é evitar que as operadoras vendam seus produtos a novos clientes antes de resolver os atuais problemas.
Se melhorarem o serviço prestado e tiverem redução do número de reclamações, as operadoras poderão ter a venda liberada daqui a três meses.
A decisão da agência faz parte do Programa de Monitoramento da Garantia de Atendimento, que avalia as operadoras a partir das reclamações recebidas pelos canais de atendimento da ANS.
“As reclamações que são consideradas nesse monitoramento se referem ao descumprimento dos prazos máximos para realização de consultas, exames e cirurgias ou negativa de cobertura. É uma medida importante para proteger quem já está no plano, além de obrigar a operadora a qualificar a assistência prestada”, afirmou Rogério Scarabel, diretor da agência, na semana passada.
De volta ao mercado
Paralelamente, 11 operadoras poderão voltar a vender, a partir de hoje, 28 planos que estavam impedidos de serem vendidos. De acordo com a agência, isso acontece quando há melhoria comprovada no atendimento aos clientes.