Health Tech brasileira de Big Data utiliza tecnologia e inteligência artificial na melhoria de uso do plano de saúde e prevenção de casos graves em grandes empresas
Grande pesadelo para as empresas, os custos com planos de saúde representam, na maioria delas, a segunda maior despesa com pessoal, perdendo apenas para a folha de pagamento. Em alguns casos, os gastos superam a folha de pagamento. Os reajustes nos planos de saúde equivalem, hoje, de duas a três vezes o índice do IPCA, segundo pesquisa feita no ano passado pela Associação Brasileira de Recursos Humanos (ABRH) e a Aliança para a saúde populacional (Asap). Os departamentos de RH das empresas têm buscado, na tecnologia, soluções para diminuir esses custos e encontram, na HealthBit, uma importante aliada.
Sediada em Campinas, São Paulo, a empresa é uma Health Tech 100% brasileira que trabalha com soluções para a saúde com um diferencial: a utilização da tecnologia para melhorar a gestão de saúde como um todo. Focada na análise de dados e tecnologias aplicadas à inteligência em saúde nas corporações, a HealthBit realiza uma análise inovadora do setor e tem conseguido ajudar dezenas de grandes empresas a evitar complicações sérias de doenças em seus colaboradores.
“Aumentamos a eficiência do sistema de saúde ao trazermos ao mercado soluções viáveis, financeiramente, para identificar em massa grupos de atenção elegíveis a programas de promoção à saúde e levantar possíveis problemas de cobrança no plano médico”, explica Murilo Wadt, cofundador da HealthBit.
Com tecnologia própria, a empresa oferece um serviço completo que atende a todas as necessidades de um gestor de saúde: análises personalizadas, acompanhamento de casos, comunicação e execução de programas de saúde, checagem de conta e mais. A análise do banco de sinistros das empresas e de mapeamentos de saúde dos funcionários e seus familiares permite à HealthBit monitorar e avaliar a saúde de toda a população da empresa, visualizando cenários de melhorias, identificando grupos específicos e sugerindo programas de saúde, acompanhando os casos crônicos e graves, e detectando possíveis erros e desvios de cobrança.
Um dos clientes da health tech, com mais de 40 mil vidas dentro da cobertura do plano de saúde, gastava mais de R$ 11 milhões com partos e UTI Neonatal. A inteligência de dados da HealthBit mostrou que os maiores gastos estavam nos casos das gestantes com menos de quatro consultas de pré-natal. A análise apontou, ainda, que uma redução de 3% nas internações cobriria a isenção de coparticipação e a criação de um programa de saúde.
“Criamos um sistema de fichas clínicas de acompanhamento com alertas para as operadoras e as gestantes ativas no programa passaram a ganhar isenção de coparticipação. A adesão foi de 89% de uma massa de mais de mil gestantes ao ano”, comemora Wadt.
Como resultado da decisão embasada em dados e métodos, os custos com as internações caíram para R$ 3 milhões, após um ano de atuação. Fundada em 2015, a proposta de trabalho da HealthBit tem atraído gigantes multinacionais com interesse na promoção à saúde e redução de custos assistenciais. Hoje em dia a empresa trabalha com mais de 140 empresas em seus sistemas e tem expandido rapidamente, inclusive para suporte em entidades públicas.
“Em um primeiro momento, nosso objetivo é aumentar a eficiência do sistema de saúde, para que mais pessoas sejam bem atendidas e tenham seus casos prevenidos ou resolvidos. A redução de custos é consequência desse trabalho bem feito”, afirma Wadt. “Sempre buscamos criar novas soluções para os desafios de nossos clientes e depois compartilhar as experiências com o mercado, criando um ciclo virtuoso”, complementa.
Para isso, além das análises de saúde e sugestões de melhorias, a HealthBit utiliza tecnologias complementares que geram canais de comunicação para toda a população da empresa, focando na melhor disseminação de informações. Para os casos de acompanhamento de saúde, informações são entregues via SMS, App e portais online.
Para outro cliente, uma indústria alimentícia com mais de 50 mil vidas dentro do plano, o desafio era repassar avisos de instalações perigosas para funcionários que atuavam em supermercados e estavam em risco. A análise de perfil durante a pesquisa inicial mostrou que utilizar o app desejado pela empresa seria inviável porque os colaboradores possuíam smartphones, mas não pacote de dados.
A solução oferecida foi usar SMS Corporativo, gratuito ao usuário, com custo zero de manutenção por utilizar pacote sobressalente da área de Marketing da Empresa. “Com isso, a meta de avisos e penetração do programa de prevenção de acidentes foi em muito superada”, revela Wadt.