O Grupo NTT, conglomerado japonês com ativos totais de quase US$ 195 bilhões, acaba de criar uma empresa para reunir debaixo de uma mesma marca as operações de suas 28 subsidiárias no exterior. A mudança engloba a integradora de sistemas Dimension Data, que desde 2007 atua no Brasil. A receita combinada das subsidiárias que formam a nova empresa de tecnologia, chamada de NTT Ltd., foi de US$ 11 bilhões no ano fiscal encerrado em março de 2019. O objetivo é uniformizar a oferta de produtos nos 57 países onde a NTT Ltd. já atuava por meio de diferentes marcas.
Em tese, a integração do portfólio de produtos e serviços vai permitir uma racionalização dos gastos com marketing e a oferta de itens que dificilmente estariam disponíveis no Brasil, explica Jefferson Anselmo, presidente da Dimension Data para a América Latina. A NTT Ltd. vai reunir negócios nas áreas cibersegurança e comunicação, entre outras, somando mais de 40 mil funcionários no mundo.
Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento da nova empresa de tecnologia - considerando os números das 28 subsidiárias - alcançaram o patamar de US$ 3,6 bilhões no ano fiscal terminado em 31 de março.
A "joia da coroa" da nova companhia é a Dimension Data, que no ano fiscal de 2018 faturou US$ 8 bilhões. "Vamos oferecer ao mercado serviços diferenciados do Grupo NTT que existem em qualquer parte do mundo e que anteriormente eram mais difíceis e, em alguns casos, impossíveis de serem oferecidos, porque não estávamos debaixo do mesmo teto", diz Anselmo.
Como exemplo, o executivo cita o mercado de segurança digital. Uma maior integração dos serviços de cibersegurança da NTT pode ampliar a eficiência no combate aos ataques de hackers, realizados cada vez mais em escala global, argumenta.
"Não vai ser uma oferta pasteurizada, do tipo: 'é assim no mundo inteiro e é assim que você vai ter de consumir'. Entendemos que o mercado tem as suas necessidades específicas e é para isso que a gente vai manter a liberdade local de adaptar o que for necessário para atender aos clientes", afirma o presidente da Dimension Data para a América Latina.
O Grupo NTT, do qual a nova empresa faz parte, é um gigante com faturamento em torno de US$ 110 bilhões e lucro operacional consolidado de US$ 15,7 bilhões no ano fiscal concluído em março de 2019. Emprega mais de 300 mil funcionários ao redor do mundo, em negócios nos segmentos imobiliário, de telecomunicações, construção, finanças, entre outros.
Anselmo não divulga números da operação brasileira da Dimension Data, mas informa que as metas de receita e margem de lucro estipuladas para o último ano fiscal foram superadas. Para o próximo período, a expectativa é de uma expansão de 20% na receita bruta, mesmo diante das projeções de mercado de um crescimento inferior a 1% para o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2019.
O executivo justifica o prognóstico de uma expansão de dois dígitos na receita com base no comportamento do segmento de tecnologia da informação (TI), que tem crescido acima do PIB nos últimos anos. A consultoria International Data Corporation (IDC) estima em 10,5% a expansão dos investimentos em TI no Brasil neste ano, principalmente devido à migração rumo a tecnologias digitais.
A transformação digital das empresas, afirma Anselmo, é um dos principais motores da expansão de receita projetada pela Dimension Data (agora NTT Ltd.) no país.