Quem paga a conta?
16/12/2013 - por Verena Souza
GESTÃO DA SAÚDE POPULACIONAL; DE QUEM É A RESPONSABILIDADE, OU SEJA, QUEM PAGA A CONTA? ESTE FOI UM DOS QUESTIONAMENTOSDO IT MÍDIA DEBATE, QUE LEVANTOU A IMPORTÂNCIA DO ENVOLVIMENTO DOS GESTORES E DO DEPARTAMENTO DE RECURSOS HUMANOS SOBRE O TEMA, CONFIRA A OPINIÃO DE ALGUNS PARTICIPANTES DA PLATEIA.

Segundo Ana Elisa Côrrea de Siqueira, CEO do Grupo Hospitalar Santa Celina – chamar este assunto para uma mesa de discussão certamente é um ponto favorável, pois a Gestão da Saúde Populacional é uma pauta relevante. Já se sabe que é muito melhor fazer a gestão de saúde ao invés da doença. Não é preciso mais discutir o retorno sobre o investimento (ROI). O ROI como dinheiro perde o seu valor quando se entende que a gestão da saúde custa menos do que a doença, incluindo todos os aspectos que gravitam ao seu redor, como qualidade de vida, retenção de pessoas, entre outros. O maior desafio hoje é conseguirmos levar para as empresas a importância disso. Dentro de um modelo mutualista – em que todos participam – a questão não pode ficar apenas de um lado. Deve começar a sair a pauta do RH e chegar ao CEO e CFO para que a Gestão da Saúde populacional seja discutida com mais consistência. 
 
E Pedro Paulo de Souza, diretor de comunicação e Marketing do Grupo Geriatrics, completa “começamos a encontrar pessoas que estão colocando o serviço como valor. Porque até então tudo o que se fala em termos de prevenção está relacionado com a preocupação de custos operacionais de algo que aparece não ser cobrado. Porque estou pagando para manter uma pessoa saudável, se ela já esta saudável? Nunca é feita uma avaliação da real condição de uma população para que possamos entender o quão não saudável ela pode vir a estar daqui alguns anos; e isso, sim, vai impactar em custo. Os gestores ainda questionam para qual área direcionar os programas de prevenção, gerenciamentos de crônicos, qualquer iniciativa voltada para evitar um agravo da saúde e do estabelecimento de uma doença. Quem lida com essa conta ainda é a maior questão”



 

 




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP