A conectividade se firma, cada vez mais, como a chave para levar a sociedade à transformação digital. Um fenômeno que vem ocorrendo de maneira similar na área da saúde. De constantes investimentos em plataformas e aplicativos para o atendimento à distância até a própria democratização do conhecimento, o país segue – a passos evolutivos – em direção ao futuro da Medicina: a Telemedicina e a Telessaúde.
Para aprofundar a discussão, nesta quinta e sexta (16 e 17 de maio), Cuiabá irá receber palestrantes e convidados de prestígio nacional e internacional para falar sobre o tema durante o “4º Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar” – que será realizado no hotel Deville, em Cuiabá.
Promovido pelo Santa Rosa, o evento tem como foco reunir gestores da área de saúde, empresários do segmento, médicos e estudantes de medicina em prol de apresentar informações que visem ampliar as relações comerciais, humanas, sociais e tecnológicas. Em sua quarta edição, o simpósio traz como tema central “Telemedicina – Uma Agenda Necessária para o Brasil”.
Para abordar o tema “Telemedicina e a Saúde Conectada”, a programação contará com palestra do professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e chefe da disciplina de Telemedicina, Chao Lung Wen, com coordenação do presidente da Federação Internacional de Hospitais (IHF), Francisco Balestrin.
No dia 16 de maio, o evento também contará com o talk show “Dilemas Éticos e Legais” sob moderação do fundador da Pronep, Josier Vilar; e participação do diretor-executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), Marco Aurélio Ferreira; do professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gonzalo Vecina, e do advogado Alex Sandro Sarmento Ferreira.
Enquanto que a abertura do simpósio contará com a presença do diretor presidente do Grupo Santa Rosa, José Ricardo de Mello; do conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso, Guilherme Antônio Maluf; presidente da IHF, Francisco Balestrin; do presidente do Conselho de Administração da Anahp, Eduardo Rahme Amaro; do secretário de saúde do Estado de São Paulo, José Henrique Germann Ferreira; e do superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial do HCor, Ary Ribeiro.
SERVIÇO – As inscrições para o “4º Simpósio do Hospital Santa Rosa em Gestão Hospitalar” podem ser feitas por meio do sitehttp://www.hospitalsantarosa.com.br . Mais informações pelo telefone (65) 3618-8470.
ACREDITAÇÃO – Com mais de duas décadas, o Santa Rosa é o único hospital de Mato Grosso certificado pela Acreditação Canadense, nível Diamond – uma das principais certificações de qualidade em saúde no mundo. A instituição também é certificada em Excelência, Nível III, pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e em Nível 6 da EMR Adoption Model (EMRAM) pela Healthcare Information and Management Systems Society (HIMSS) Analytics.
—
PROGRAMAÇÃO
16 de maio
18h15-18h45 | Abertura
José Ricardo de Mello – Diretor Presidente do Grupo Santa Rosa (MT)
Guilherme Antônio Maluf – Conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso (MT)
Francisco Balestrin – Presidente da Federação Internacional dos Hospitais – IHF (SP)
Eduardo Rahme Amaro – Presidente do Conselho de Administração da Anahp
José Henrique Germann Ferreira – Secretário de Saúde do Estado de São Paulo (SP)
Ary Ribeiro – Superintendente de Serviços Ambulatoriais e Comercial do HCor (SP)
18h45-19h45 | Palestra “Telemedicina e a Saúde Conectada”
Coordenação: Francisco Balestrin – Presidente da Federação Internacional dos Hospitais – IHF (SP)
Palestrante: Chao Lung Wen – Professor da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e chefe da disciplina de Telemedicina (SP)
19h45-21h15 | Eixo 1 – Talk Show “Dilemas Éticos e Legais”
Moderador: Josier Vilar – Fundador da Pronep (RJ)
Participantes: Marco Aurélio Ferreira – Diretor-executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp) (SP)
Gonzalo Vecina – Professor da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo (USP) e ex-presidente da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) (SP)
Alex Sandro Sarmento Ferreira – Advogado sócio da FCS Advogados (MT)
17 de maio
8h30-10h – Eixo 2 | Mesa Redonda – “Inovações em Telemedicina que Melhoram a Experiência do Paciente”
Moderador: Maurício De Lazzari Barbosa – CEO da Bionexo (SP)
Participantes: Eduardo Cordioli – gerente médico de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein (SP)
Magdala de Araújo Novaes – Fundadora e coordenadora do Núcleo de Telessaúde (Nutes) da Unidade de Saúde do Hospital das Clínicas (UFPE) (PE)
Marcos Tenuta Júnior – Médico coordenador do serviço de Cardiologia do Hospital Santa Rosa (MT)
10h-10h30 – Intervalo
10h30-12h – Eixo 3 | Talk Show “Telemedicina – Reduzindo Desperdícios e Aumentando a Eficiência”
Moderador: José Henrique Germann Ferreira – Secretário de Saúde do Estado de São Paulo (SP)
Participantes: Pedro Palocci – Presidente do Grupo Hospital São Lucas (SP)
Vitor Asseituno – Diretor de mercado da Healthcare Business Unit/portfólio de saúde da Informa Exhibitions (Saúde Bussiness) (SP)
Bernardete Weber – Superintendente de qualidade e responsabilidade social do Hospital do Coração (HCor) (SP)
12h-13h – Debate “Telemedicina – Uma Agenda Necessária para o Brasil: Barreiras e Oportunidades”
Moderador: Henrique Salvador – Presidente da Rede Mater Dei (MG)
Participantes: Rodrigo Aguiar – Diretor de Desenvolvimento Setorial da Agência Nacional de Saúde (ANS) (DF)
Erno Harzheim – Secretário de Gestão Estratégica e Participativa (SGEP) do Ministério da Saúde (DF)