Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde (OMS) revelam que 9,3% da população brasileira sofre de transtorno de ansiedade, o que significa quase três vezes mais que a média mundial. O número de funcionários afastados por problemas de saúde emocional também tem aumentado e a procura por consultas psiquiátricas cobertas pelos planos saltou de 2,9 milhões em 2012 para 4,5 milhões em 2017, segundo a Agência Nacional de Saúde (ANS). Diante deste cenário, a TNH Health, fundada e sediada em Rio Negrinho (SC), com escritório em São Paulo, desenvolveu um novo produto, a Vitalk.
A partir de um programa de perguntas e respostas elaborado por um time de comunicadores e profissionais da saúde, em constante atualização, a Inteligência Artificial foi utilizada para a criação de uma assistente virtual, a Viki, que irá estabelecer uma rotina de conversas com os usuários. A ideia é muito simples: conversar com pessoas a qualquer distância, tirando dúvidas, provendo informação e auxiliando em tratamentos.
Por enquanto, a ferramenta está em funcionamento pelo Facebook Messenger, mas nos próximos meses deve ser lançado o aplicativo. Falando sobre esses temas, o objetivo é contribuir para uma vida mais saudável e atender um número de pessoas que não seria comportado pelos profissionais existentes. “Não é uma substituição da consulta médica, mas uma forma de lidar com questões do dia-a-dia que acabam não chegando aos consultórios”, explica o fundador e Presidente da TNH ao lado de Kapps, Juliano Froehner, que traz na bagagem a experiência com a troca de SMS para gestantes em um programa de sucesso nos primeiros anos da TNH Health.
E um grande diferencial da solução é que o atendimento é ativo e não apenas receptivo, aconversa é iniciada pela Viki em alguns dias da semana com perguntas como: “Como você está se sentindo hoje” ou “Vamos retomar a reflexão de ontem”, que aproximam o usuário e resultam em confiança para um melhor aproveitamento.
Medida preventiva para o mercado de trabalho
Para as empresas, a ideia é oferecer o produto como um benefício aos funcionários. Para além da comunicação diária, um relatório comportamental e avisos em casos de doenças que precisem de tratamento imediato serão disponibilizados aos gestores. No Brasil hoje, as doenças de saúde mental estão entre as campeãs de afastamentos do trabalho e as empresas ainda estão engatinhando no processo de entendimento sobre o aumento de enfermidades como depressão e ansiedade.
Alguns ambientes de trabalho já contam com programas de meditação e assistência para luto, endividamento e doenças psicológicas, por exemplo, e a Vitalk nasce com o objetivo de reunir todas essas medidas numa ferramenta só, amparada pela tecnologia, propondo exercícios individualmente, já que as conversas acontecem especificamente com cada funcionário.
O atual cenário econômico e político do país também está entre as causas do aumento nas crises emocionais. Segundo dados da ANS (Agência Nacional de Saúde), o número de consultas psiquiátricas cobertas pelos planos saltou de 2,9 milhões em 2012 para 4,5 milhões em 2017. Além de diminuir o número de afastamento do trabalho, a Vitalk tem em sua origem a prevenção, o que significa ainda a possível diminuição nos gastos dos planos de saúde e da Previdência Social. “Antecipar problemas de saúde mais graves e diminuir a procura por medicação podem causar impactos diretos na sociedade”, completa Michael Kapps.
Primeiros números
Dois meses funcionando: Março e Abril
+1400 usuários
54% usuários ativos no segundo mês (mais da metade continuou a conversa com a Viki)
98% mensagens lidas
4.3 (avaliação do usuário de 0 a 5)
Open Innovation Contest
A Vitalk já chega com um prêmio em mãos. Em março, a TNH Health foi ao Japão para a final do Open Innovation Contest após vencer a etapa brasileira entre projetos de inovação empresarial em diversas áreas. A competição global é promovida pela everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia, negócios e serviços TI, em parceria com a NTT DATA, grupo ao qual pertence. O evento aconteceu nos dias 13 e 14 de março, em Tóquio, no Japão, e a empresa ficou com o terceiro lugar na disputa com startups das cidades de Barcelona e Madri (Espanha), Boston e São Francisco (Estados Unidos), Cape Town (África do Sul), Helsinque (Finlândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Cidade do México (México), Milão (Itália), Paris (França), Pune (Índia), Santiago (Chile), Shanghai (China), Tel Aviv (Israel), Tóquio (Japão) e Toronto (Canadá).