A ePharma acaba de lançar a versão web de seu sistema autorizador que agiliza a dispensação de remédios nas farmácias e drogarias, voltada a pacientes com acesso a Planos de Benefícios de Medicamentos (PBM). O projeto, que tem início neste mês, permite digitalizar as receitas médicas, além de facilitar a transferência de informações.
Disponível em mais de 3 mil municípios, o sistema traz ainda mais comodidade, transparência e flexibilidade aos usuários, pois propicia que eles realizem a pré-autorização antes mesmo de chegarem à farmácia. “Nossa expectativa é aperfeiçoar a parceria com as mais de 27 mil farmácias credenciadas e, principalmente, melhorar a experiência do balconista – que opera o sistema durante as transações – e do usuário final, que obterá seu medicamento de maneira mais rápida e segura”, explica Bruna De Vivo, gerente de desenvolvimento de negócios farmacêuticos.
A ferramenta pode ser incorporada aos estabelecimentos credenciados por meio de um cadastro e as atualizações são automáticas. A comunicação e transmissão de dados são rápidas. Nos horários de pico, são processadas até 25 transações por segundo, de maneira online e em tempo real. Em 2018, os planos de PBM da ePharma possibilitaram aos usuários uma economia de R$ 751 milhões.
O sistema autorizador consiste na captura das informações do programa, do beneficiário, do médico e do medicamento no balcão da farmácia. Os dados são enviados à empresa e, após serem checados, retornam ao ponto de venda com o código de liberação do remédio. No caixa, o operador registra esse código e os dados da venda são confirmados no sistema ePharma.