A operadora de saúde Clinipam contratou o banco Santander como assessor financeiro na busca por um comprador, apurou o Valor. A companhia é avaliada em torno de R$ 1 bilhão, conforme duas fontes. Trata-se de uma das maiores operadoras da região Sul do país, fundada em Curitiba, com mais de 300 mil beneficiários.
A Clinipam tem 2 hospitais próprios, 17 unidades de atendimento no Paraná e em Santa Catarina e 9 filiais de laboratório. O grupo oferece planos de saúde familiar e empresarial e assistência odontológica.
Procurada sobre o processo de venda, a Clinipam afirmou por meio de sua assessoria, que "a informação não condiz com a realidade da empresa". Um executivo próximo à empresa diz que a decisão de venda ainda não foi tomada e que a companhia está "avaliando as possibilidades" no momento. Segundo essa fonte, o resultado do processo pode ser venda total ou parcial ou alguma outra forma de capitalização, como dívida. O Valor apurou, no entanto, que já houve reuniões com outros bancos que representam potenciais compradoras para discutir o interesse na empresa.
No ano passado, a receita totalizou R$ 574,4 milhões, aumento de 34,4% em relação a 2017. O lucro líquido foi de R$ 69,4 milhões, queda de 6%. Considerando a reversão de juros sobre capital próprio, o lucro ajustado foi de R$ 82 milhões, alta de 5,2%.
A Clinipam tem ganhado mercado com a migração de clientes da Agemed, operadora que também atua no Paraná e em Santa Catarina e que ficou sob auditoria da Agência Nacional de Saúde no ano passado. A empresa foi criada em 1983 por dois médicos, com o intuito de fazer atendimento emergencial aos clientes do shopping em que abriram a primeira unidade. Nessa mesma linha, a empresa criou um plano de saúde escolar para atender emergências médicas em instituições de ensino, voltado para alunos, professores e funcionários.
A rede criou um aplicativo, o Dr. Clinipam, para atender os beneficiários com orientações médicas on-line e interpretações de exames. Segundo material da clínica, o modelo verticalizado visa controle de gastos e serviços com custos até 40% menores que planos com cobertura semelhante do mercado.