A vencedora brasileira do Open Innovation Contest, competição global de startups promovida pela everis, multinacional de consultoria que oferece soluções de estratégia, negócios e serviços TI, em parceria com a NTT DATA, grupo ao qual pertence, foi a TNH Health.
A TNH Health é uma startup brasileira que utiliza chatbots impulsionados com inteligência artificial para engajar, educar e monitorar a saúde de milhares de pacientes por meio de conversas on-line. Seus robôs interagem por meio de mensagens de texto, via SMS, Facebook, Google RCS e aplicativos.
O principal foco da TNH Health é oferecer soluções para que os cuidados com a saúde física e emocional dos brasileiros sejam realizados mesmo à distância. Como a quantidade de profissionais existentes não dá conta de atender a todos, a empresa utiliza a inteligência artificial para conversar e resolver questões imediatas. Em fevereiro de 2019, lançou a Vitalk, aplicativo voltado para o público geral. Ao acessar, o usuário conversa com a Viki, uma assistente virtual, que fica à disposição, sempre online, para acompanhar dúvidas e esclarecer questões relacionadas à saúde.
Dados divulgados recentemente pela Organização Mundial da Saúde revelam que 9,3% da população brasileira sofre de transtorno de ansiedade, o que significa quase três vezes mais que a média mundial. Por isso, um dos focos da empresa é a saúde emocional. Falando sobre temas como depressão, ansiedade, distúrbios e insônia, o objetivo é contribuir para uma vida mais saudável.
Um grande diferencial da solução é que o atendimento é ativo e não apenas receptivo: a conversa é iniciada pela Viki em alguns dias da semana. Para formar o banco de dados que reúne perguntas e respostas, um time de comunicadores e profissionais de saúde, de nutricionistas à psicólogos e clínicos gerais, trocou informações e deve continuar pesquisando para atender ao maior número de questionamentos.
“Nossa obrigação é com o impacto social que podemos obter ao levar informação para onde as pessoas estiverem, complementando um atendimento de saúde que hoje é bastante precário no país”, explica Michael Kapps, CEO da startup.
Segundo o executivo da TNH Health, participar do Open Innovation Contest foi uma experiência muito gratificante, pois é a única premiação nacional que reconhece as iniciativas inovadoras nas mais diversas áreas e contribuindo para aperfeiçoar e incrementar os negócios. “É uma competição muito séria e profissional, tivemos adversários altamente qualificados nas mais diversas áreas de atuação, como varejo, saúde, finanças, sustentabilidade e mobilidade urbana, entre outras”, declara Kapps. Para vencer, a TNH Health teve de mostrar sua capacidade inovativa, a viabilidade do negócio e contribuição para o bem-estar social.
“É uma iniciativa que se diferencia das existentes no mercado devido ao comprometimento da everis e da NTT DATA com o incentivo a inovação em território nacional. Destaca-se também por garantir o apoio das promotoras ao aperfeiçoamento dos planos de negócios a fim de despertar o interesse de investidores nacionais e internacionais. Por isto, termos sido selecionados para a final, competindo com startups de 18 países, significa o reconhecimento da nossa dedicação a um negócio inovador, com boas perspectivas de crescimento e que atua em uma área estratégica para o bem-estar social – a saúde”, destaca Kapps.
Agora, a vencedora da etapa nacional participará da final do Open Innovation Contest, no dia 13 e 14 de março, em Tóquio, no Japão, competindo com startups das cidades de Barcelona e Madri (Espanha), Boston e São Francisco (Estados Unidos), Cape Town (África do Sul), Helsinque (Finlândia), Ho Chi Minh (Vietnã), Lima (Peru), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Cidade do México (México), Milão (Itália), Paris (França), Pune (Índia), Santiago (Chile), Shanghai (China), Tel Aviv (Israel), Tóquio (Japão) e Toronto (Canadá).
Demais finalistas brasileiras em 2019
Na semifinal brasileira, a TNH Health competiu com as seguintes startups:
· Multiplier APP – Integra canais convencionais de transmissão de vídeos ao vivo (live streaming) e vídeos gravados (VOD) às redes sociais. Ferramenta indicada para campanhas de marketing, disseminação de conteúdo e colaboração de ecossistema.
· Bioblue – Produtos destinados à absorção de qualquer derivado do petróleo, em terra ou no mar, que eliminam a possibilidade de um grave problema ambiental, a retro contaminação.
· Milênio Bus – Contador de passageiros (CDP) capaz de informar em tempo real a localização dos ônibus, assim como sua ocupação. Informa os usuários de transporte público quanto tempo falta para o ônibus chegar e se existem assentos livres.
· Flowsense – As ferramentas da Flowsense contêm soluções de inteligência geográfica centradas no consumidor, transformando dados de geolocalização em estratégias para o negócio.
· Carenet Longevity – A plataforma permite personalizar os protocolos médicos e digitalizar a jornada do paciente, criando centenas de pontos de contato (touchpoints) pré-definidos.
· PluriCell Biotech – Atua em biotecnologia, oferecendo células para pesquisa básica e/ou pré-clínica.
Open Innovation Contest
O Open Innovation é realizado há cinco anos em diversos países e chegou ao Brasil em 2016. Em 2019, concorreram no total 51 projetos de startups nacionais, com atuação em todas as regiões, que apresentaram suas propostas de negócios no formato pitch e foram avaliadas por uma comissão julgadora composta por renomados profissionais do setor de tecnologia e inovação. Do total, foram selecionadas as sete finalistas brasileiras, que foram avaliadas esta semana por representantes de referências nacionais e globais do mercado corporativo e influenciadores digitais, como BB Seguros, SwissRe, Bradesco, Google, Itaú Unibanco, Telefônica VIVO, United Health Group Brasil, Elancers.net , entre outros.
“Nosso objetivo com esta inciativa é promover o trabalho integrado de nossa companhia com pessoas inovadoras, de diferentes países e culturas, na transformação de ideias em negócios viáveis, bem-sucedidos e lucrativos, que beneficiem a sociedade e ajudem a tornar o mundo melhor”, explica Kotaro Zamma, Head do Open Innovation Content da NTT DATA Corporation, que viajou ao Brasil somente para participar do evento.
A everis e a NTT DATA auxiliam o vencedor da competição global com a disponibilização de suas redes de contatos, compostas por empresas dos mais diversos setores em 50 países; infraestrutura de ponta, com tecnologias sofisticadas e variadas; e financiamentos necessários para negócios colaborativos.
Além disso, o vencedor da competição de startups tem a oportunidade de trabalhar as equipes daeveris e da NTT DATA (um dos principais fornecedores mundiais de serviços e inovação na área de TI) por três meses, no desenvolvimento de um protótipo de serviço/produto, que será oferecido às empresas clientes da companhia, gerando oportunidades de relacionamento e de negócio.
“Foi uma grande conquista para a filial brasileira recebermos esta competição há três anos e esta iniciativa tem nos ajudado a acompanhar de perto a evolução do segmento de startups no Brasil e no exterior, ampliando inclusive nossa capacidade de inovação ao desenvolvermos projetos conjuntos com muitas delas a fim de promover inovação, colaboração e melhores resultados de negócios nos projetos oferecidos aos nossos clientes”, ressalta Roberto Pereira, executivo responsável pelas iniciativas de Inovação da everis Brasil. Nos últimos anos, a everis já atuou em parceria com startups em mais de 50 projetos, voltados para companhias de diferentes setores.
Sobre a everis
A everis é uma empresa multinacional de consultoria que fornece soluções estratégicas e comerciais, desenvolvimento e manutenção de aplicativos e serviços de outsourcing. A empresa, atuante nos segmentos de telecomunicações, serviços públicos essenciais, financeiro, industrial, energia e saúde, alcançou faturamento de 1,17 bilhão de euros no último ano contábil. Atualmente, possui quase 21 mil profissionais localizados em unidades e centros administrativos de alto desempenho em 16 países.
A empresa pertence ao grupo NTT DATA, uma integração que permite à everis expandir soluções e serviços a seus clientes, aumentando suas capacidades, recursos tecnológicos, geográficos e financeiros e fornecendo soluções mais inovadoras.