Abbott lança novo aplicativo FreeStyle® LibreLink™ para monitoramento da glicose em smartphones no Brasil
27/02/2019

A Abbott, empresa global de cuidados para a saúde, anuncia o lançamento do aplicativo FreeStyle® LibreLink nos sistemas Android e iOS (para versões a partir do iOS 11 para iPhone 7 e Android 5.0 e que tenham habilitada a funcionalidade NFC – Near-Field Communication)2. A inovação permite que os usuários da tecnologia monitorem seus níveis de glicose diretamente de seus smartphones, além de poderem compartilhar os dados obtidos pela tecnologia com seus médicos, cuidadores e profissionais de saúde no país.

Com o aplicativo FreeStyleLibreLink, basta o usuário aproximar o smartphone do seu sensor de FreeStyleLibre para registrar e visualizar os níveis de glicose em tempo real, avaliar o histórico de glicose das últimas 8 horas, além de ver uma seta que indica a tendência da glicose auxiliando na tomada de decisão pelo usuário5. Além disso, o aplicativo FreeStyleLibreLink também inclui uma série de relatórios que mostram tendências e padrões que ajudam os pacientes a saberem se estão controlando a glicose corretamente.

“O desenvolvimento do FreeStyleLibreLink segue o nosso propósito de inovar cada vez mais o tratamento do diabetes, possibilitando mais praticidade, informação e qualidade de vida para que as pessoas tenham uma vida mais plena e saudável. Esta inovação segue o nosso compromisso de libertar as pessoas dos muitos incômodos para o controle do diabetes por meio de tecnologias e instrumentos revolucionários”, afirma Sandro Rodrigues, Gerente Geral da Divisão de Cuidados para Diabetes da Abbott no Brasil.

O aplicativo FreeStyleLibreLink chega com uma série de vantagens como, por exemplo, a possibilidade de apresentação dos resultados em uma tela maior de alta resolução, o uso de recursos para conversão de texto em voz para facilitar as leituras de glicose (quando habilitados), de registrar doses menores de insulina (0,1 unidade versus 0,5 unidades disponíveis no leitor tradicional da tecnologia6). Vale lembrar que os usuários de FreeStyle Libre podem continuar fazendo uso do leitor da tecnologia para monitorar seus níveis de glicose.

Entre usuários brasileiros, a média de monitoramento com o FreeStyle Libre é de 14 vezes ao dia, o que significa três vezes mais do que o mínimo recomendado pelas diretrizes brasileiras para os testes tradicionais, que precisam da picada de dedo3,7. O sistema está disponível para adultos no mercado brasileiro desde 2016 e para uso em crianças a partir de 4 anos de idade desde 20178.

FreeStyle LibreLink está disponível gratuitamente para download nas lojas Google Play (Android) e Apple Store (iOS).

Sobre o Sistema FreeStyle Libre 
Desenvolvido para mudar a forma como as pessoas com diabetes medem seus níveis de glicose e consequentemente ajudá-las a obter os melhores resultados de saúde9,10, o sistema FreeStyle Libre lê os níveis de glicose por meio de um sensor que é utilizado na parte posterior superior do braço por até 14 dias, eliminando a necessidade das rotineiras picadas nos dedos3.

Referências:

[1] O uso do aplicativo FreeStyle LibreLink requer o registro no LibreView, um serviço fornecido pela Abbott and Newyu, Inc.

2 O aplicativo FreeStyle LibreLink é compatível com os smarthphones habilitados para NFC nos sistemas superiores ao iOS 11 e Android 5.0.

3 Há três circunstâncias nas quais o teste de ponta de dedo é necessário: a) Durante períodos de rápida alteração nos níveis da glicose (a glicose do fluido intersticial pode não refletir com precisão o nível da glicose no sangue); b)Para confirmar uma hipoglicemia ou uma iminente hipoglicemia registrada pelo sensor; c)Quando os sintomas não corresponderem às leituras do sistema flash de monitoramento da glicose.

4 Dados baseados no número de usuários em todo o mundo para o Monitoramento Contínuo da Glicose (MCG) pessoal do FreeStyle Libre em comparação com o número de usuários de outras marcas de MCG pessoal.

5. A seta de tendência de glicose nem sempre aparece com sua leitura.

6. O leitor armazena até 90 dias de dados de glicose para que os pacientes possam visualizar seus padrões e tendências históricas.

7.  Diretrizes da Sociedade Brasileira de Diabetes (2015-2016) / Adolfo Milech…[et. al.]; organização José Egidio Paulo de Oliveira, SérgioVencio – São Paulo: A.C. Farmacêutica, 2016; 26-27.

8. Um cuidador de pelo menos 18 anos é responsável por supervisionar, administrar e ajudar a criança ou adolescente de 4 a 17 anos a usar o sistema FreeStyle Libre e a interpretar suas leituras.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP