Bradesco vai intensificar sinergia com OdontoPrev
16/10/2013 - por Por Beth Koike | De São Paulo

Após aumentar sua participação de 43,5% para 50,01% na OdontoPrev, a Bradesco Saúde vai intensificar a integração comercial dos negócios da seguradora com a operadora dental.

"O produto dental está muito relacionado ao de saúde. Mas há potencial e oportunidades de comercialização com os demais produtos da seguradora", disse Marco Antonio Rossi, presidente da Bradesco Seguros. A seguradora atua também nos segmentos de vida e previdência, automóvel, residência, capitalização, residência, entre outros.

Nesses quatro anos de parceria entre Bradesco e OdontoPrev, a integração limitou-se ao operacional e sistemas de rede. Segundo alguns analistas, a presença do fundador da operadora, Randal Zanetti, na seguradora pode, enfim, impulsionar a sinergia.

O fundador da OdontoPrev será diretor-geral na holding da Bradesco Seguros respondendo pelas áreas de marketing, financeiro, recursos humanos e jurídico. "Randal será o segundo homem da holding e se reportará diretamente a mim", disse Rossi.

Randal vendeu 6,5% das ações da operadora dental que criou em 1987 por cerca de R$ 320 milhões. O cálculo levou em consideração o valor médio do papel nos últimos 20 dias. "Foi um preço bem próximo das mais recentes cotações, não houve prêmio. O pagamento foi feito totalmente com recursos do caixa da Bradesco Saúde", disse Randal.

As conversas sobre reestruturação começaram há mais de um ano. "Sempre houve o desejo da Bradesco de aumentar a participação da OdontoPrev", disse Rossi, destacando que não existe qualquer intenção de aquisição dos outros 49% e fechamento de capital da operadora.

Porém, o anúncio de que Randal se desfez de suas ações foi mal recebido pelo mercado. Os papéis da companhia oscilaram com queda ontem o dia todo e fecharam com baixa de 5,55%, a R$ 9,35. "A saída de Randal com ele vendendo sua participação gera incerteza sobre o futuro da companhia. Além disso, ele conhece bem o setor e é bom gestor", disse Mário Bernardes Junior, analista do Banco do Brasil.

Os executivos destacaram que não haverá mudanças na estratégia de negócios da OdontoPrev, que está intensificando esforços para aumentar a base de clientes entre pequenas e médias empresas e pessoas físicas. "Haverá continuidade das ações e aceleração das sinergias", disse Mauro Figueiredo, novo presidente da operadora dental. A indicação de Figueiredo foi considerada positiva pelo mercado devido a sua experiência profissional de 15 anos no Fleury e outros dois anos na Bradesco Saúde.

Outro ponto bastante explorado durante teleconferência com analistas foi a parceria entre OdontoPrev e Banco do Brasil (BB), que criou a operadora Brasildental em junho para vender planos odontológicos nas agências do banco. O mercado questiona se não haveria conflito de interesses, uma vez que a OdontoPrev tem produtos vendidos também nas agências do Bradesco, seu maior acionista. "Não haverá mudanças. Devo ocupar uma cadeira no conselho da BB Dental, além da OdontoPrev", disse Randal.

A Bradesco Saúde detém uma participação de 16,4% no Fleury e a Bradesco Seguros é dona de 50,01% da OdontoPrev.

 


 





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP