Com o objetivo de se posicionar como referência em notícias sobre qualidade hospitalar no Brasil e contribuir para a evolução da saúde privada no País, a Anahp, Associação Nacional de Hospitais Privados, em parceria com a FutureBrand São Paulo, realizou levantamento para entender o relacionamento das pessoas com os hospitais e a influência que os meios digitais têm na busca por informação sobre o assunto.
Foram consultados homens e mulheres, das classes A, B e C, pacientes frequentes de hospitais e clínicas médicas privadas. Todos fizeram mais de 6 visitas nos últimos 6 meses aos hospitais, nas regiões Sudeste e Nordeste do Brasil.
“A partir da análise dos resultados obtidos, desenvolveu-se um portal educativo que aborda temáticas ligadas à qualidade hospitalar no Brasil: o Saúde da Saúde”, anuncia Martha Oliveira, diretora executiva da Anahp.
A ideia dessa estratégia de comunicação é ampliar o reportório das pessoas para incentivar a evolução da oferta, explica Daniel Alencar, sócio e diretor da FutureBrand São Paulo. “Com o público mais consciente sobre o que é qualidade
em um hospital, ele se torna mais criterioso. É natural que as marcas busquem
evoluir seus serviços nesta direção para se manterem competitivas.”
Principais Resultados
O levantamento realizado por meio de grupo focal, feito nas duas regiões, permitiu mapear algumas particularidades dos pacientes de cada uma delas: os entrevistados do Sudeste têm a percepção que a saúde é um grande negócio e, por isso, se veem como consumidores do assunto.
Nessa Região, os pacientes são desconfiados em muitos aspectos: informação sobre saúde, qualidade do hospital, plano de saúde, tratamentos, entre outros.
A insatisfação deles é colocada de forma contundente nos espaços de escuta: ouvidoria, reclame aqui, comentários em sites. Eles entendem que saúde é um grande negócio e se consideram consumidores.
Já os entrevistados da região Nordeste são mais resilientes e encaram a saúde como uma grande “politicagem”. Para eles, é preciso ter indicações e pessoas conhecidas em posições-chave dentro dos hospitais para que sejam confiáveis.
Para a maior parte dos consultados pelo levantamento o significado de qualidade hospitalar e sua relação com a busca por informação sobre saúde variam conforme o momento de sua jornada. Se o indivíduo está saudável, busca por informações de maneira mais passiva e superficial, apenas por curiosidade. Se está com algum problema de saúde, a busca por assistência médica é inevitável e a preocupação com a qualidade do hospital é mais evidente. É aí que começam as dúvidas e a procura por referências sobre os locais.
No geral, entretanto, os fatores decisivos da qualidade hospitalar, na opinião dos pesquisados, foram: conforto das poltronas na sala de espera, situação dos banheiros, e a importância da estrutura humana de atendimento completa.
Sobre a busca pela informação, a maioria dos entrevistados considera os meios digitais como principal fonte de informação, apesar de praticamente todos apontarem a credibilidade e a veracidade das informações como um problema. Alguns até vão mais além nos esforços, criando e participando de grupos de whatsapp nichados sobre certa doença, mas ainda assim, apontam a necessidade de ter uma instituição de confiança que possa dar aval a essas informações nos meios digitais.
O resultado do trabalho apontou ainda a necessidade de relação mais humana e próxima entre hospitais e seus usuários, diretrizes essenciais que inspiraram a definição do tom de voz criado pela agência de branding.
Portal de Conteúdo Anahp
O novo portal Saúde da Saúde, desenvolvido pela agência Bowie, especializada em planejamento, gestão e estratégia de inbound marketing, levando em conta os resultados do trabalho realizado pela FurtureBrand São Paulo, é de fácil navegação e foi estruturado com as seguintes editorias: medicina, prevenção, bem-estar, tratamento e tecnologia.
Há também a possibilidade do usuário se cadastrar para receber novos conteúdos por meio na Newsletter Saúde da Saúde, direto em seu e-mail.
Quer saber mais? Acesse: http://saudedasaude.anahp.com.br/