Muito se ouve falar da crise nos planos de saúde no País. A instabilidade econômica e a queda no poder aquisitivo da população fizeram com que muitos beneficiários se desligassem de seus respectivos planos, o que criou um verdadeiro rombo nos cofres das operadoras de saúde.
Mas, na contramão disso, serviços têm contribuído para mudar a realidade dos planos de saúde, reduzindo os gastos com materiais e aumentando a eficiência operacional. A Gestão OPME, empresa catarinense pioneira em serviços especializados em OPME no Brasil, tem conseguido uma economia milionária às operadoras e hospitais que optam pelos seus serviços.
Com clientes em todo o Brasil, a empresa atua no segmento de gestão de Órteses, Próteses e Materiais Especiais (OPME). De uma forma simplificada, OPMEs seriam os materiais utilizados para a realização de cirurgias e procedimentos. O valor desses materiais onera – e muito – o orçamento de um plano de saúde, e uma consultoria técnica especializada se torna crucial para que números positivos sejam alcançados.
Clientes apresentam economia milionária em poucos meses
Para se ter uma ideia, a economia alcançada a partir dos serviços especializados, realizados para uma operadora de abrangência nacional ultrapassou R$21 milhões. Ao todo, uma economia de 34%, conquistada a partir da contratação de apenas um serviço: a negociação com fornecedores e a padronização de tabelas de OPME. Já em um cliente de médio porte e abrangência regional, a empresa conseguiu (em apenas uma conta) uma economia de mais de R$109 mil, a partir dos serviços de parecer técnico com negociação – também oferecido pela Gestão OPME.
Diferenciais que promovem uma economia ainda maior
A equipe, altamente qualificada e especializada em OPME, atua na consultoria ativa das operadoras, trazendo resultados diferenciados. “Agregamos valor em cada uma das etapas da gestão de materiais de alto custo. Com os profissionais especialistas, é possível alcançar esses resultados”, salienta Rodrigo Bergamini, CEO da Gestão OPME. Além da negociação, outros serviços estão no portfólio e novas tecnologias já são desenvolvidas.
No comando técnico da empresa está Andréa Bergamini, uma das principais referências em OPME no País. “Com experiência de mercado conseguimos perceber o quanto uma consultoria especializada em OPME pode auxiliar o segmento de saúde. Trata-se de uma parceria que aumenta a eficiência do setor de OPME, reduz os custos e garante a qualidade de atendimento ao paciente”, considera Andréa.
Além dos serviços e da tecnologia oferecida, as capacitações são outra vertente de atuação da empresa catarinense. Foram mais de 500 alunos formados em cursos promovidos pela Gestão OPME em apenas um ano. A possibilidade de assistir ao curso remotamente (na modalidade EAD) deu a oportunidade aos profissionais de todo o Brasil participarem. “Realizamos pesquisas e coletamos junto aos profissionais quais os principais temas de interesse. Para ministrar essas capacitações buscamos as principais referências da área”, relata Andréa.
Ao todo são mais de 50 clientes corporativos que estão no portfólio da empresa, além dos milhões de reais economizados. Mas o objetivo é crescer ainda mais. “Queremos agregar ao trabalho das operadoras, reduzindo custos e considerando, acima de tudo, o bem-estar dos pacientes”, finaliza Andréa.