Startup oferece serviços online e presenciais aos pacientes no Brasil e já atua no exterior por videoconferência
A Vittude é uma plataforma que conecta pacientes a psicólogos por meio de um site simples e acessível, que oferece consultas em ambiente físico e virtual. Já está presente em mais 200 cidades do Brasil e Distrito Federal, e conta com mais de 1000 psicólogos cadastrados, com maior concentração em São Paulo e no Rio de Janeiro.
A plataforma é pioneira no ramo de saúde mental e promove eventos, palestras e encontros de discussão entre terapeutas e o público geral. A rede de profissionais da Vittude conta com uma gama diversa de especialidades, da psicanálise à terapia comportamental, e oferece um campo de busca onde o usuário pode procurar tratamento para questões específicas, como ansiedade, depressão e fobias, entre outros.
A ideia de criar a empresa surgiu no final de 2015, quando Tatiana Pimenta, engenheira civil de formação, foi desligada de seu emprego e precisou cuidar de seu pai adoecido. Tatiana percebeu lacunas no sistema de saúde brasileiro e decidiu empreender com seu amigo e atual sócio, Everton Höpner, que também possuía ideias inovadoras para o setor.
Após conversas e análises do mercado de startups, os dois decidiram dedicar-se 100% ao projeto e se inscreveram em eventos, meet-ups, workshops e processos de aceleração, sendo aprovados no processo da Startup Farm em maio de 2016. A aceleração teve início em julho e foi finalizada em setembro, quando a plataforma entrou no ar.
Considerando ainda que no Brasil, em 2016, cerca de 200 mil pessoas foram afastadas do mercado de trabalho devido a transtornos mentais, uma das estratégias da plataforma é a parceria com empresas. A iniciativa envolve serviços de psicoterapia, técnicas de coaching na preparação de líderes, desenvolvimento de inteligência emocional e até mesmo preparação para aposentadoria.
Outro diferencial é a aproximação com os pacientes. Eles procuram conversar com todas as pessoas que utilizaram a plataforma para obter um feedback do serviço oferecido e sugestões de melhorias.