Qual é a coisa mais irritante que você pode escrever no campo de assunto de um e-mail? Não é "Por favor, me ajude", ou "Você ganhou". Não é nem mesmo "Aumente seu pênis". Segundo um novo estudo que envolveu 2,2 bilhões de e-mails, trata-se de algo muito mais insosso: o que nos afugenta mais são as palavras "saiba", "participe'', "inscreva-se", "não perca", "livro", "relatório" e "mensal".
Como trabalho para uma companhia que tem como lema "sempre aprendendo" e que vende livros, relatórios mensais e realiza conferências, isso é um pouco desanimador. Então, decidi compilar uma lista alternativa das coisas mais irritantes que aparecem no campo de assunto dos e-mails que recebo. Elas estão em ordem ascendente de odiosidade.
1 - "Caro colega". Mesmo quando esses e-mails são escritos pelo meu chefe, não corro para abri-los. As mensagens enviadas para qualquer pessoa raramente são interessantes;
2 - "Lucy" e "Lucy Kellaway". As duas não têm muito valor, pois já sei meu nome. Eu costumava usar meu primeiro nome com os atendentes de 'call center', mas deixei de fazer isso e agora não gosto nem que ele seja usado com familiaridade artificial por um software que vomita spams. Também não gosto da versão do Amazon: "lucy r kellaway: oportunidades do Amazon por tempo limitado".
3 - Qualquer coisa escrita em russo ou chinês. Ter aqueles caracteres indecifráveis em sua caixa de entrada é perturbador.
4 - "Líderes empresariais estão prosperando graças às 16 Características de Grandeza de Don Yaeger". Este é o típico e-mail idiota e mal elaborado que os jornalistas recebem o tempo todo. Delete.
5 - "Você provavelmente já viu isso..." Ou você viu mesmo, caso em que não vai querer ver de novo; ou não viu, caso em que não será bom você saber o quanto está por fora.
6 - "Uma carta de fulano". Isto é uma chatice, especialmente quando você nunca ouviu falar de fulano. Ele diz a você de maneira pomposa que fez seu assistente pessoal enviar e-mails com uma carta anexada, que você então precisa abrir em PDF.
7 - "Convite para..." Isso deveria ser bom, embora haja um ditado que diz que você jamais receberá um e-mail que tenha como assunto "convite" para coisas que você realmente gostaria de ser convidado. Em vez disso, recebe um "Convite para uma Happy Hour com Mentores Fantásticos em 18 de julho". Pior ainda é um convite pessoal, como o "Convite pessoal a Lucy Kellaway para uma Noite com Mulheres que Trabalham em Redes de Comunicação" - que não conseguiu me convencer, apesar da insistência com que foi enviado.
8 - "Por favor, leia." Às vezes, estas mensagens são importantes, mas o assunto é tão desinteressante que nenhuma pessoa sensata chega a abri-los.
9 - "Solicitação". Isso é quase que certamente algo que não terá sua atenção. Mais deplorável é a "solicitação descarada" - quando o emissor mal percebe que está lhe pedindo algo que não deveria. Mas a pior de todas é a "pequena solicitação": quando o emissor finge que a solicitação é pequena, é praticamente impossível livrar-se dela.
10 - "Lembrete". Esse assunto lembra que você já decidiu ignorar essa mensagem, de modo que fica cada vez mais difícil continuar ignorando-a.
Entretanto, há alguns assuntos que me fazem abrir a mensagem com entusiasmo. Na semana passada, estes foram os que mereceram minha atenção imediata.
1 - "Óculos encontrados no banheiro das mulheres do segundo andar." Foi algo de grande interesse para mim, uma vez que eu havia perdido os meus.
2 - "Possível ideia para sua coluna." Sempre digno de atenção por motivos óbvios.
3 - "Você está me ignorando?" Andei ignorando, sim, mas confrontada desta maneira, não ousei continuar.
4 - "Orange Club Biscuits." Isto é um campo de assunto mais interessante, em resposta à coluna da semana passada, do que o tipicamente impenetrável "artigo de hoje", que não fornece indicação alguma se o e-mail contém um buquê de flores, uma granada de mão ou algo mais neutro.
5 - "Discordo..." Abri um e-mail com este título certa vez, apenas por curiosidade. Assim como fiz com uma mensagem intitulada "Não consigo decidir".
6 - "Panegírico". Tive que descobrir primeiro o que isto significa (discurso elogioso). Depois que abri a mensagem, infelizmente descobri que ela trazia uma série de queixas: "Você não vai querer que eu fique apenas fazendo um monte de elogios, vai?", dizia a mensagem.
Isso prova que mesmo com regras, você ainda pode se enganar. Dois pensamentos adicionais: o melhor título em campos de assunto é aquele que contém toda a mensagem, e quando o emissor supera o assunto. Se a mensagem vem de alguém que você gosta, você não precisa de título nenhum para querer abrir o e-mail.