A Unimed-BH atua no mercado de saúde suplementar há 46 anos, conta com cerca de 5,7 mil médicos cooperados e uma rede formada por 335 prestadores, entre hospitais, clínicas e laboratórios, incluindo serviços próprios e credenciados.
Como forma de valorizar o trabalho médico a partir de indicadores de qualidade, a cooperativa adotou um novo modelo de remuneração variável: o GUIA – Gestão Unimed- BH de Indicadores Assistenciais.
A implantação da ferramenta tem como finalidade promover uma maior participação e envolvimento dos cooperados, ou seja, como agente da melhoria da gestão da qualidade da cooperativa. Através desse projeto, a Unimed-BH foi considerada pioneira no Brasil, na discussão e implementação de um modelo de remuneração variável.
Samuel Flam, Diretor-Presidente da Unimed-BH destaca que o modelo de remuneração médica, é baseado em resultados. O objetivo é envolver os médicos cooperados na gestão dos recursos e na adoção de boas práticas assistenciais, além de estimular a participação de todos na gestão da cooperativa.
Dentre os principais resultados da implantação do modelo, estão a satisfação de cerca de 75% dos médicos com a remuneração variável, adesão de mais de 3.500 cooperados aos treinamentos em cooperativismo, estímulo às boas práticas assistenciais traduzidas na satisfação crescente dos usuários, dentre outros.
Com o GUIA os médicos passam a ter acesso mensalmente a um painel de indicadores de resultado, disponível no aplicativo Unimed-BH e pelo site exclusivo dos cooperados. Isso permite que os envolvidos conheçam mais a situação da organização, suas adversidades e busquem melhorias em seus processos.
A experiência com a solução é tida como positiva e registra avanços, visto que foi estruturado o modelo de remuneração variável com componentes coletivos e individuais, oportunizando a valorização do trabalho médico e da qualidade da assistência prestada aos clientes.
A respeito da premiação do Referências da Saúde, Flam afirma os cases da instituição refletem a busca permanente pelo investimento em eficiência e em programas de qualificação para oferecer uma assistência de qualidade aos seus clientes.