Após dois anos com acompanhamento médico sistemático, o custo do plano de saúde por adesão de um grupo de 350 pessoas com mais de 65 anos foi 19% inferior quando comparado a um grupo semelhante, mas sem monitoramento. Esse é o resultado de um programa da Qualicorp e SulAmérica.
O programa funciona da seguinte maneira: a Qualicorp tem uma equipe própria de enfermeiras que monitoram os usuários do convênio em conjunto com geriatras. Esses médicos são indicados pela Qualicorp, mas são credenciados da SulAmérica. "A enfermeira tem acesso ao perfil do paciente por meio de um prontuário eletrônico. Ela liga para o paciente, recomenda médicos especialistas, acompanha o resultado dos exames, entre outras atividades", disse Celso Evangelista, superintendente médico da Qualicorp.
Nesse grupo, houve uma redução de 35,4% dos gastos com médicos especialistas e exames. "Há pesquisas mostrando que idosos atendidos por três médicos especialistas, sem interação, têm o dobro de risco de internar devido, por exemplo, a interações medicamentosas", disse Evagelista.
Atualmente, há seis geriatras credenciados que acompanham os 350 pacientes. A expectativa da Qualicorp é que esse número suba para 1,5 mil pessoas até meados de 2018. Atualmente, a Qualicorp está fazendo o credenciamento de especialistas como oncologistas devido à incidência dos casos de câncer em idosos. Segundo Evangelista, esse profissional precisa estar aberto a trabalhar em parceria com o geriatra e a enfermeira.