Tudo se transforma
27/10/2017
Conjugar soluções para destinação de resíduos orgânicos e processos que reduzam a pressão sobre o uso da terra para produzir ração animal pode parecer um ideia de difícil execução. Mas a AgriProtein, uma empresa sul-africana que produz bilhões de moscas soldado-negro - uma espécie dócil com olhos grandes e antenas bifurcadas - e alimenta seus vermes com resíduos alimentares vindos dos aterros sanitários superlotados da Cidade do Cabo, mostra que isso é possível. E rentável.

As larvas são vorazes e aumentam seu peso mais de 5.000 vezes em três semanas. Quando viram pupas são transformadas em pellets de alimentos para animais e óleos ômega para criação de gado ou de peixe, deixando para trás um rico solo em compostagem.

A trajetória da AgriProtein é um caso de sucesso em economia circular - modelo que propõe a substituição do atual "extrair, transformar, descartar" por princípios como preservar o capital natural, otimizar a produção de recursos e aumentar a eficácia do sistema. Ao lado dela, várias empresas desenvolvem operações e processos afinados com a visão de que a exploração de recursos do planeta está perto do limite e é preciso mudar a forma de produzir, vender e consumir. Este caderno conta como algumas delas estão fazendo isso.

Com reportagens produzidas e compartilhadas por 20 dos principais jornais de economia de diferentes países, a iniciativa "Solutions&Co", que tem a participação do Valor, é capitaneada pela Sparknews, organização sediada em Paris que se dedica a divulgar e multiplicar ações que contribuam para solucionar problemas que afetam todo o mundo.

As histórias de sucesso incluem uma estrutura que lembra um guarda-chuva invertido para recolher água da chuva e gerar energia, jeans para serem alugados em vez de comprados, calçados veganos feitos com materiais reciclados, a volta das vendas a granel para o consumidor final, entre outras. 


Fonte: Valor




Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP