O Hospital das Clínicas de São Paulo passou a integrar a lista dos centros de referência internacionais no tratamento da urticária, condição que vai afetar pelo menos 20% da população em algum momento da vida. Apenas 27 centros em todo o mundo receberam esse título de excelência, sendo 6 deles no Brasil, que é o primeiro colocado no mundo em número de centros certificados.
Para receber a certificação UCARE (Urticaria Center of Reference and Excellence), os centros especializados em urticária foram avaliados em 32 critérios pré-estabelecidos, relacionados a infraestrutura, ensino, pesquisa, conscientização e aderência às diretrizes internacionais de diagnóstico e tratamento. O objetivo de criar essa rede mundial de referência é aumentar o conhecimento sobre a doença por meio da pesquisa e educação, melhorando o diagnóstico e proporcionando excelência nos tratamentos, padronizando a abordagem ao paciente com urticária. Assim, o paciente com urticária que chega a um UCARE recebe exatamente o mesmo atendimento, seja em São Paulo, Berlim, Barcelona ou Toronto. Para conquistar essa certificação, os centros precisam apresentar aos auditores um ambiente de atendimento adequado e provar na prática sua adesão aos mais avançados padrões de manejo da urticária, em concordância com o praticado nos melhores centros europeus.3
Para a Dra. Rosana Agondi, responsável pela divisão de imunologia e alergia do HC de São Paulo, a importância do certificado para a especialidade deve ser reconhecida. “O certificado UCARE recebido pelo nosso serviço é muito importe para nossa especialidade. Este certificado nos permite estar em contato com os melhores centros de urticária do mundo”, destaca Agondi.
Ela também ressalta como a interação com outros centros de referência ajuda os pacientes a tenham o melhor atendimento possível: “a oportunidade de atualização sobre temas em urticária crônica e a possível troca de experiência entre nosso centro e os maiores nomes da especialidade nos permite conhecer e, sempre que possível, fornecer o melhor tratamento para os nossos pacientes com a doença”.
A certificação é emitida pela rede GA2LEN – Global Allergy and Asthma European Network, que reúne os principais serviços clínicos europeus e instituições de pesquisas na área de alergologia e asma, em associação com a Academia Europeia de Alergia e Imunologia Clínica (EAACI).