Venda on-line de planos de saúde individuais mostram grande potencial de conversão de vendas e ajuda na transparência da relação entre beneficiários e operadora. Hoje, uma das poucas empresas a oferecer a plataforma é a cooperativa Unimed-BH.
"Na venda presencial as pessoas acabam demorando um pouco mais para decidir a compra, porque não têm as informações de comparação na mão. Já no on-line é mais fácil ter acesso a outras informações", afirma o diretor comercial e de relacionamento institucional da Unimed-BH, Luiz Fernando Neves Ribeiro.
As vendas on-line da operadora iniciaram no começo de julho e já foram mais de 7,5 mil simulações realizadas, sendo que as vendas somaram 80 novas vidas para a carteira da operadora e ainda existem 336 propostas a serem fechadas. "Uma ferramenta tão jovem e já superou nossas expectativas. As pessoas estão acostumados com a compra eletrônica e a tendência é que as consultas aumentem cada vez mais", explica acrescentando que a empresa não irá reduzir a presença física da força de vendas.
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Outra vantagem da oferta de planos on-line é a clareza das informações no site. "A vantagem da plataforma é que as regras ficam claras, o cliente enxerga o contrato com calma e até a regulamentação por trás. Tiramos um pouco o viés de um interessado que queria vender e expomos as regras de forma clara e bem definida", destaca o executivo. Além da plataforma de vendas, ele explica que a empresa está constante de digitalização dos processos para redução de custo.
Em 2016, a operadora encerrou o ano com 1,22 milhão de beneficiários, um aumento de 11 mil novos clientes na comparação com o ano anterior. Com isso, a participação de mercado da empresa passou de 49% para 53%. No ano passado, o faturamento da Unimed-BH atingiu R$ 4 bilhões.