O Dia Mundial da Saúde Ocular, celebrado em 10 de julho, é uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) para chamar a atenção da população para problemas como a deficiência na visão e a cegueira.
A OMS calcula que mais 290 milhões de pessoas sofrem de deficiência visual moderada ou grave, sendo 90% dos casos em países em desenvolvimento.
Ciente da importância do exame periódico da visão, a Bradesco Saúde, por meio do Programa Juntos pela Saúde, alerta para os problemas que a falta de cuidados com os olhos pode provocar. Por isso, mais do que apenas visitar regularmente o oftalmologista, algumas recomendações básicas de rotina podem fazer a diferença na hora de cuidar da saúde dos olhos.
Evite o uso excessivo de colírios: corticoides em excesso ou se automedicar pode agravar ou iniciar casos de glaucoma ou catarata. Consulte sempre o oftalmologista para verificar qual solução é a mais indicada.
Cuidado com o sol: usar óculos escuros ajuda a reduzir a exposição dos olhos ao sol e a muita claridade. Não basta usar lentes escuras sem fator de proteção para raios ultravioletas (UV). A exposição em excesso aos raios UV pode atuar como agravante no desenvolvimento de doenças como catarata e provocar a redução da visão decorrente da morte de células da r etina.
Manter a região dos olhos limpa: maquiagens podem causar reações alérgicas. Marcas de qualidade ou hipoalergênicas ajudam a evitar problemas na região dos olhos. Se a maquiagem não for retirada corretamente antes de dormir, os canais de drenagem presentes nos olhos podem entupir, gerando infecções ou terçol.
Evitar coçar a região dos olhos: coçar os olhos pode dar uma sensação de alívio. Entretanto, em casos de alergias ou irritações, isso pode piorar ainda mais o quadro. Para reduzir a coceira decorrente de clima seco, ou outros fatores externos, hidrate os olhos com colírios lubrificantes. Isso ajuda a manter os olhos sempre úmidos.
Usar protetor ocular em situações de risco: em situações de risco, como manuseio de solda e esmeril, por exemplo, é essencial seguir à risca a recomendação de prevenção. Nesses casos, óculos de proteção são fundamentais para evitar que acidentes aconteçam.