O ranking Mais Valor Produzido (MVP) – Farmacêutico, produzido pela DOM Strategy Partners, consultoria nacional 100%, traz a Pfizer como a empresa farmacêutica que mais gera e protege valor aos seus stakeholders, seguido do Roche, Novartis, Hypermarcas e Sanofi Aventis. Em sua quarta edição, o levantamento avaliou quando e para quem as principais empresas deste setor entregaram valor tangível e intangível aos seus diversos públicos, formados por clientes, acionistas e funcionários.
Um dos motivos da liderança da Pfizer é o apoio dado pela empresas para universidades e centros de referência para a reforçar a participação do Brasil em pesquisas clinicas no Brasil com foco na erradicação de doenças graves.
De acordo com o Daniel Domeneghetti, CEO da DOM Strategy Partners e a autor da pesquisa, nos últimos as empresas com negócios farmacêuticos lançaram novas moléculas em parceria com laboratórios estrangeiros e a indústria estreitou relações com o varejo, fortalecendo o trade marketing. “Toda essa movimentação serviu de base para mensurar o valor sob o ponto de vista de como estas empresas se comunicaram, construíram e mantiveram a capacidade para gerar e proteger valor aos seus diferentes públicos”, explica Domeneghetti.