O Grupo Bio Ritmo, maior rede de academias da América Latina, projeta expansão de 26% nos negócios este ano, podendo chegar a R$ 1,2 bilhão ante R$ 970 milhões em 2016. A estimativa foi destacada por Edgard Corona, presidente da empresa à margem do encontro da consultoria EY, em Mônaco, no qual recebeu o troféu de empreendedor do ano no Brasil.
O título de empreendedor mundial do ano foi atribuído ao canadense Murad Al-Katib, presidente da empresa AGT Food and Ingredients, na disputa com candidatos de outros 48 países. De seu lado, Corona afirmou: "Vivi uma experiência muito gratificante aqui".
O executivo confirmou o plano de abertura de 140 novas academias (110 próprias e 30 em franquias) no Brasil, México, Colômbia e Peru. Também neste ano quer entrar na Argentina, Paraguai e Equador. O plano é de que a receita nos mercados fora do Brasil alcance 45% ante os 27% atualmente.
A expansão é impulsionada pelo aporte de capital de R$ 195 milhões feito pelos seus acionistas, o fundo soberano de Cingapura (GIC) e a gestora de private equity Pátria, ocorrido no ano passado. Além disso, a Bio Ritmo acabou de entrar em novo formato, para crescer 10% ao ano. Também a Smart Fit, rede de academias com mensalidades mais baratas, atualizou seu modelo e passa a ter sala de aulas.
A empresa prevê receita suplementar com linha própria de isotônicos, roupas para ginástica, etc.
Segundo pesquisa da EY, a grande maioria de executivos globais confia em crescimento dos negócios, vendo oportunidade mesmo no clima de incerteza geopolítica atual.
A consultoria constata também que atividade global de IPO (oferta pública de ações, em inglês) cresceu 79% e o capital levantado aumentou 113% nos cinco primeiros meses de 2017 comparado ao mesmo período de 2016. A Asia Pacífico continua a dominar essas atividades, liderada pela China.
De maneira geral, empresários se dizem preparados para mais volatilidade global e estão prontos a mesmo diminuir suas ambições em IPO para financiar a expansão de seus negócios.