Chegar a zero óbitos preveníveis até 2020, este é o objetivo do Patient Safety Movement que será apresentado durante o Encontro Regional de Segurança do Paciente e Acreditação em Saúde promovido pela ONA (Organização Nacional de Acreditação), no dia 31 de maio, na sede da Fenasaúde, no Rio de Janeiro. Além dessa novidade, outro assunto que será abordado no evento é sobre os critérios para aplicação do Fator de Qualidade nos Serviços de Saúde. As inscrições são limitadas e podem ser feitas pelo site www.ona.org.br.
O Patient Safety Movement é composto por 13 metas que estão relacionadas a danos evitáveis ao paciente, como tromboembolismo venoso e sangramento pós-parto. A ideia da campanha é que os hospitais abracem a causa e entrem para o programa. “Esse é um movimento mundial que estamos apoiando aqui no Brasil. Vamos dar o suporte necessário aos hospitais que quiserem se candidatar a essa iniciativa”, explica Dr. José Ribamar Branco, coordenador técnico do Conselho Consultivo da ONA e diretor do IBSP (Instituto Brasileiro para Segurança do Paciente).
Trazer os principais assuntos que estão sendo abordados no mundo para realidades regionais é o objetivo da ONA com esses encontros. “Queremos ampliar o acesso às informações e ajudar na capacitação dos profissionais com esse tipo de iniciativas”, afirma Péricles Góes da Cruz, gerente de relações institucionais da
Os critérios para aplicação do Fator de Qualidade aos Serviços de Saúde também serão abordados durante o evento, Ana Paula S. Cavalcante, da ANS, será a responsável por apresentar o tema. Além disso, a importância do Núcleo de Segurança do Paciente será abordado pela Karina Pecora, do IBSP; um caso prático sobre o que mudou depois da implantação da gestão da qualidade para a segurança do paciente em uma organização de saúde, abordado pelo Dr. Arthur Vianna, da Casa de Saúde São Vicente; e Cultura de Segurança do Paciente, abordado pela Andréa Righi, gerente de certificações da ONA.
O evento será aberto por Sandro Leal, superintendente de Regulação da FenaSaúde.