Um relatório americano divulgado esta sexta-feira destacou que as taxas de mortalidade por câncer no país estão caindo.
O índice de óbitos de 2010 a 2014 diminuiu em 11 dos 16 tipos mais comuns de câncer entre os homens e em 13 dos 18 tipos mais comuns de câncer entre as mulheres, incluindo pulmão, colorretal, mama feminina e câncer de próstata.
A taxa de mortalidade por câncer diminuiu 1,8% entre os homens e 1,4% entre as mulheres.
O estudo é assinado por pesquisadores da Sociedade Americana do Câncer, dos Centros para o Controle e Prevenção de Doenças, do Instituto Nacional do Câncer e da Associação de Registros de Câncer (NAACCR, na sigla em inglês). Os autores destacam que o tabagismo diminuiu 50% nos últimos 50 anos.
No entanto, o tabagismo ainda apresenta ocorrências relevantes, assim como a obesidade, cuja incidência aumentou mais de 20%.
— A queda continuada na mortalidade por câncer é uma notícia bem-vinda, porque reflete melhorias na prevenção, na deteção precoce e no tratamento — comemora a diretora da NAACR, Betsy Kohler. — Mas o relatório também nos mostra que o progresso foi limitado em diversos tipos de câncer, o que nos exigirá esforços para descobrir novas estratégias e intervenções.