Interoperabilidade para atender às demandas da medicina centrada no paciente
13/12/2016

O cuidado humanizado é uma das maiores questões da medicina na atualidade, tendo como uma de suas mais fortes vertentes o foco no paciente, seja na saúde pública ou na atenção médica individual. Independentemente de suas diferentes conotações – se deve ser centrada no paciente x doença ou paciente x poder médico – os recursos disponíveis devem estar voltados para a maior integração do paciente ao seu tratamento, possibilitando uma participação efetiva em todas as etapas do processo. Mas se por um lado a evolução da tecnologia médica proporcionou, além da fragmentação mente-corpo, a fragmentação do próprio corpo, tornando a medicina cada vez mais especializada, por outro trouxe também uma verdadeira sopa de letrinhas para a área médica. O que se percebe hoje, no entanto, é que para que se concretize a promessa de aumentar a eficiência operacional, financeira e dos cuidados com o paciente, ERPs, PEPs, RIS e PACS precisam conversar entre si (e se entenderem): é a interoperalidade.

Alinhamento de players é fundamental

O intercâmbio de informações entre as entidades envolvidas é essencial para a inclusão do paciente no processo. Alinhar e integrar diferentes players – sistemas de gestão (ERPs – Enterprise Resource Planning) ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP), aos Sistemas de Informação em Radiologia (Radiology Information System, RIS) e Sistemas de Comunicação e Arquivamento de Imagens (Picture Archiving and Communication System, PACS) – é fundamental.

É preciso eliminar distâncias digitais que atrasam o processo, como um mesmo hospital ter um PEP com um fornecedor e um PAC com outro que simplesmente nãos se comunicam e fazem com que o médico tenha que sair de um sistema para entrar em outro, copiando manualmente os dados. Para ser eficiente, a troca e interação de dados deve ser possível entre as diferentes entidades, instituições ou qualquer unidade envolvida no tratamento do paciente, gerando informações que possam ser acessadas de forma rápida, segura e atualizada – inclusive pelo próprio paciente.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP