“Micro-hospitais” como estratégia de um novo modelo assistencial
30/11/2016

Os consumidores gostam da conveniência e da acessibilidade das clínicas de cuidados urgentes. Mas os hospitais podem ter encontrado outro modelo que melhor atende às necessidades dos pacientes: o “micro-hospital”.

Também conhecidos como “hospitais da comunidade”, esses estabelecimentos oferecem cuidados de emergência médica, internação, cirurgia, serviços de laboratório e radiologia, explicou Michael Slubowski, presidente e CEO da SCL Health System, na cidade de Denver (EUA).

Em entrevista ao portal Hospital & Health Networks, ele afirmou que a organização planeja abrir quatro locais na região, em uma parceria com a Emerus, empresa reconhecida pela inovação na prestação de serviços de saúde, com foco em serviços para micro-hospitais.

“As instalações são mais caras do que os centros de cuidados urgentes, mas menores do que de um hospital com serviço completo, e podem tratar uma ampla gama de condições, porque possuem leitos de internação”, afirmou Michael Slubowski. “Micro-hospitais são mais adequados para grandes áreas metropolitanas, urbanas e suburbanas”, complementou.

“Este modelo provavelmente seria muito grande e complexo para um mercado rural. Definitivamente é uma tendência, entre muitas que ocorrem na área da saúde, para criar modelos alternativos de prestação de serviços, mais acessíveis e com bom custo-benefício”.

A maioria dos micro-hospitais funciona 24 horas por dia, sete dias por semana e normalmente têm de oito a 10 leitos de observação e de internação de curta duração de acordo com o Conselho Consultivo (Advisory Board) dos EUA. “Não há dois micro-hospitais que sejam exatamente iguais na sua concepção ou na gama de serviço oferecidos, mas uma tendência está se tornando clara. A maioria dos sistemas de saúde ( NR: rede de hospitais)  está usando-os como pontos de entrada para os mercados onde a demanda não seria capaz de suportar um hospital de grande escala”, destaca um relatório do Advisory Board.

“Acredito que um micro-hospital acrescenta muito para uma comunidade onde os pacientes precisam viajar longas distâncias” para receber atendimento, considerou o comissário (semelhante ao deputado no Brasil) Donald Rosier, que representa o condado de Broomfield, no Colorado. O SCL Health System anunciou, em fevereiro de 2016, que iria instalar um micro-hospital na região. “Isso pode realmente acolher um bom nicho”.

Em Nevada, a rede hospitalar St. Rose Dominican Hospitals anunciou um plano semelhante de abrir micro-hospitais em North Las Vegas, de acordo com o site KSNV, da NBC Las Vegas. Estas instituições irão se concentrar em cuidados primários, mas também possuem serviços de emergência 24 horas, sete dias por semana.

“Se você pensar em cadeias de supermercados, elas atendem um número X de pessoas. Não faz sentido, agora, adicionar mais tijolo e argamassa, preferimos ter um serviço conveniente, quando você precisar dele”, comparou Brian Brannman, vice-presidente sênior de operações da Dignity Health.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP