Com quase 219 milhões de unidades vendidas, genéricos crescem mais de 13% e contribuem para bom desempenho das grandes redes
Resiliência e solidez mantêm o bom desempenho financeiro das 27 redes associadas à Associação Brasileira de Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma). O grande varejo farmacêutico nacional faturou R$ 29,20 bilhões em vendas totais no acumulado até o terceiro trimestre de 2016 – um crescimento de 12,03% em relação ao mesmo período do ano anterior. Os dados foram compilados pela Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (FIA-USP).
Para Sérgio Mena Barreto, presidente executivo da Abrafarma, o processo de gestão desenvolvido nas redes é o principal responsável pelo bom resultado verificado quase que exclusivamente pelo setor. “Há um investimento constante na ampliação de lojas, diversificação de mix de produtos e investimentos em aberturas de centros de distribuição próprios, para evitar a falta de itens nos estoques”, acrescenta o executivo.
Neste período, os medicamentos genéricos influenciaram o resultado em razão do aumento de preços e da menor renda da população, diante da retração econômica. De acordo com a entidade, a categoria movimentou R$ 3,45 bilhões – um acréscimo de 13,87% em relação aos noves meses anteriores e a maior alta entre todas as categorias. “A tendência de envelhecimento da população é outro fator que incentiva a procura pelos remédios”, lembra Mena Barreto. Ao todo, foram vendidas mais de 219 milhões de unidades.
Ainda de acordo com o executivo, mais de R$ 19,75 bilhões em medicamentos foram comercializados entre janeiro e setembro de 2016, uma alta de 13,17%. Já a venda dos não medicamentos (itens de higiene, cosméticos, perfumaria e conveniência) totalizou R$ 9,44 bilhões no período, avançando 9,71% em relação aos nove primeiros meses do ano passado. “Mesmo com margem de lucro maior e representando 33,10% do faturamento total das redes, esta foi a primeira vez que a categoria avançou em proporção menor que os remédios”, ressalta.
Nos três primeiros trimestres deste ano, cerca de 1,6 bilhão de unidades de foram comercializadas, número 2,29% acima do registrado no período anterior. O montante de lojas em operação passou de 5.746 para 6.289.
Sobre a Abrafarma
Fundada em 1991, a Abrafarma reúne as 27 maiores redes de farmácias do País, que contam com 6.289 lojas em todos os estados brasileiros e Distrito Federal. As redes associadas representam cerca de 44,5% das vendas de medicamentos no País, tendo realizado mais de 840 milhões de atendimentos em 2015, com vendas totais de R$ 36 bilhões. A associação tem como objetivo o aprimoramento das empresas filiadas, a preservação da imagem institucional, o relacionamento com entidades públicas, governo e fornecedores, além de apoio jurídico e pesquisa de mercado para o aperfeiçoamento das atividades.