Sophia Genetics, líder global em Data-Driven Medicine, anunciou que entrou no mercado da América Latina a partir de uma parceria com os laboratórios DASA, que estão adotando a plataforma analítica Sophia DDM® para o diagnóstico de pacientes e seleção de tratamentos pelos médicos. SOPHiA, plataforma de inteligência artificial da Sophia Genetics, analisará perfis genômicos de pacientes produzidos nos laboratórios DASA para detectar variantes genéticas e ajudar a aconselhar sobre cuidados e precauções. DASA confiará à Sophia Genetics todos os testes genômicos de "BRCA", para câncer de mama e de "CFTR" para detecção de predisposição de fibrose cística.
DASA é a maior empresa de diagnóstico médico na América Latina, quinta maior do mundo, com 321 filiais em todo o Brasil. Atende 55 mil pacientes diariamente e realiza mais de 10 milhões de exames por mês. Sua rede abrange mais de 500 unidades de serviço de coleta de amostras e 12 laboratórios em todo o Brasil onde análises para outros países do continente são realizadas.
Segundo Eduardo Levi, consultor em Biologia Molecular da DASA, "a parceria com a Sophia Genetics foi uma escolha natural, pois estávamos procurando reforçar as nossas soluções para diagnóstico molecular no continente. Além dos 180 membros da sua comunidade genômica clínica, sabíamos que era a melhor escolha para os nossos testes de "BRCA" e "CFTR". Estamos felizes que a América Latina possa se juntar à Data-Driven Medicine.
O CEO e co-fundador da Sophia Genetics, Jurgi Camblong acrescentou: "Vamos continuar expandindo a nossa presença em todo o mundo para que mais médicos possam usar as nossas soluções e mais pacientes se beneficiem delas".