bioMérieux doa 600 testes para o Projeto Missão Xingu
13/10/2016

A bioMérieux, empresa francesa líder mundial em diagnóstico in vitro, doou pelo segundo ano consecutivo kits importados para o diagnóstico rápido de HIV e Hepatite B para o Projeto Missão Xingu. No total, foram realizados 600 testes, tendo sido diagnosticado um caso de Hepatite B nos exames.

A iniciativa integra o Projeto Missão Xingu, que desde 2005 presta assistência à saúde para a população indígena do Parque Indígena do Xingu e à população carente do município de São José do Xingu, por meio de trabalho voluntário e doações. Em sua 11ª edição, o Projeto Missão Xingu foi realizado entre os dias 26 de agosto e 02 de setembro.

A população local foi beneficiada com exames oftalmológicos, ginecológicos, clínicos, pediátricos, diabetes, hepatites, glicemia, hemoglobina, ultrassom, HIV, entre outros. Segundo o coordenador do Projeto, Dr. José Alberto Barbosa Lima, foram realizados mais de 1.500 atendimentos. “A nossa assistência envolveu também palestras educativas, realização de corrida e caminhada e participação em programas de rádio com dicas de saúde, para atender também a população mais distante”, diz o médico.

A equipe foi composta por 9 médicos, 1 dentista, 1 fisioterapeuta, 2 enfermeiras e 2 pessoas no apoio logístico.

Os testes para o diagnóstico rápido de HIV e Hepatite B doados pela bioMérieux são importados e registrados na Anvisa e utilizam a metodologia Point of Care (POC), que permite que seja coletada a amostra e realizado o teste. O resultado é liberado em apenas 5 minutos. Desta maneira, é possível ter o diagnóstico praticamente em tempo real, tratar ou direcionar os pacientes em áreas remotas e de difícil acesso, sem necessidade de estrutura laboratorial.

Os kits utilizados nesse tipo de projeto precisam ser completos, ou seja, ter todos os consumíveis necessários para a sua realização, como lancetas para a coleta de amostra por punção digital e tubo capilar para transferir a amostra ao dispositivo do teste. Além disso, esses kits são resistentes a variações de temperatura e umidade, o que pode comprometer a performance do teste, já que umidade nessas áreas é grande. Eles podem ser armazenados em temperatura ambiente, o que torna a triagem dos pacientes segura e confiável.

Sobre o Projeto Missão Xingu
Apoiado pela Fundação Roberto Rocha Brito, o Projeto Missão Xingu existe desde 2005 e seu principal objetivo é prestar assistência à saúde para a população indígena do Parque Indígena do Xingu, e à população carente do município de São José do Xingu. O projeto realiza também ações educativas para a prevenção à saúde e contribuir para a melhora na qualidade de vida dessa população, além de proporcionar aos profissionais voluntários participantes a oportunidade de doar um pouco do seu tempo e conhecimento a uma população sabidamente desprovida de recursos.

A Missão Xingu vem crescendo a cada ano, com profissionais de diferentes áreas médicas, e mobiliza também voluntários do município que a cada ano estão mais capacitados, o que torna o Projeto Xingu uma marca dessa cidade. Em 2015, o Projeto Missão Xingu somou 1.800 atendimentos.

Sobre a bioMérieux
Líder mundial na área de diagnóstico in vitro por 50 anos, a bioMérieux fornece soluções (reagentes, instrumentos e softwares) que determinam a origem da doença e de contaminações de produtos industrializados, a fim de melhorar a saúde do paciente e garantir segurança aos consumidores. Seus produtos são utilizados para o diagnóstico de doenças infecciosas e fornecem resultados clinicamente relevantes para a detecção e acompanhamento do câncer e das emergências cardiovasculares.

Fundada na França em 1963, a bioMérieux tem cerca de 5.800 colaboradores e está presente em mais de 150 países por meio de 41 filiais (inclusive no Brasil) e uma ampla rede de distribuidores. Em 2013, suas vendas atingiram € 1,588 bilhão com 87% das vendas fora da França.

A família Mérieux tem uma tradição ao longo de um século de compromisso na luta contra as doenças infecciosas. Marcel Mérieux, que trabalhou com Louis Pasteur e fundou o Instituto Mérieux, o Dr. Charles Mérieux, Alain Mérieux e Dr. Christophe Mérieux dedicaram suas vidas à biologia, com o objetivo de melhorar a saúde mundial.





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP