Temos o costume de tomar medicamentos sem consultar um médico. Talvez esse costume seja porque o atendimento médico nem sempre é eficiente. Conto um exemplo próprio: dores de cabeça constantes e a receita médica é ministrar um anti térmico. É por estas e outras que o povo tem o hábito de tomar medicamentos por conta.
No meu caso, o médico deveria solicitar alguns exames para saber o motivo real da dor de cabeça, mas ainda brincou dizendo que isso é normal para uma grande parte dos brasileiros e nos deixa meio desconfiados, mas são médicos e aceitamos o que dizem.
De qualquer forma, a recomendação sempre é de que não tome qualquer medicamento sem antes consultar um médico.
Em alguns países, como Holanda, Canadá, Suécia, Finlândia, Irlanda, Japão, Estados Unidos, Espanha, Dinamarca e Bélgica já proibiram a comercialização deste medicamento pelos efeitos colaterais, principalmente atacando o fígado, isso comprovado em vários paciente que foram transplantados e os mesmos tinham contaminação pelo medicamento.
Por isso, a recomendação é para que se evite tomar, substituindo por outro produto, porque mesmo não tendo problemas hepáticos, o doente pode vir a desenvolver por ação do ataque do medicamento ao fígado.
O alerta dado ainda em 2007 pela The International Society of Drug Bulletins (ISDB) para que os países da União Europeia retirem do mercado este fármaco, valendo também para outros países.
Nimesulida é um medicamento antiinflamatório não esteróide pertencente à classe das sulfonanilidas, com efeito antiinflamatório, antipirético e analgésico.
Fórmula do medicamento Nimesulida:
O nome químico do composto, 4-nitro-2-fenoxi-metanosulfonanilida, serviu de base para o nome genérico do fármaco, isto é, nimesulida. Em 1980 foi licenciada pela companhia de saúde suíça, Helsinn Healthcare SA, que continuou a investir em investigações intensivas no fármaco.
Consulte sempre o médico antes de tomar um medicamento.