"Desde o início das suas atividades, em 1999, a empresa já era precursora da utilização da nuvem no ambiente
corporativo", afirma Maurício Prado Silva, gerente geral da Salesforce no Brasil. Este ano, lançou uma solução para o setor
de saúde que promete conectar médicos e pacientes com recursos de vídeo.
O executivo lembra que, quando criou a companhia, o americano Marc Benioff, cofundador e CEO da Salesforce, disse:
"Um software empresarial deveria ser tão fácil de usar quanto comprar um livro na Amazon ". Silva diz que a concepção do
grupo seguiu o princípio de que a internet iria alterar a forma como as empresas utilizavam e comprariam softwares. Hoje,
no Brasil, atende clientes como Embraer, Banco Original e Easy Taxi.
Uma das principais fontes de renda da companhia é a oferta de serviços de Customer Relationship Management (CRM)
por meio da nuvem. Começou atendendo pequenos negócios e, atualmente, tem contratos com organizações de todos os
tamanhos e setores.
Este ano, apresentou uma solução para a área de saúde para conectar pacientes e equipes médicas via dispositivos
móveis, com recursos de vídeo. Um relatório da empresa indica que 62% dos entrevistados com seguro de saúde estariam
abertos a tratamentos virtuais, como uma chamada de videoconferência, para temas não urgentes. A aposta é que a
novidade possa aumentar a qualidade do atendimento nos hospitais, cortar custos de consultas e diminuir o volume de
vistas nos prontossocorros.
Quem trabalha na área de educação também pretende ampliar a oferta de produtos por meio da nuvem, segundo o vicepresidente
da eduK Robson Catalan. Fundada em 2013, a instituição de ensino online oferece cursos em áreas como
gastronomia, artesanato, fotografia e moda. As aulas são transmitidas ao vivo, com opções gratuitas ou planos de
assinatura mensais, a partir de R$ 19,90. Um dos sócios é o técnico de vôlei Bernardinho. A eduK faturou R$ 40 milhões
em 2015 e espera crescer 30% em 2016. "Trabalhar na nuvem foi a forma que encontramos para entregar nossos produtos",
diz Catalan.