Gestão de risco, novos produtos, ações para superar a crise e retomada do crescimento do setor de saúde suplementar estão entre os temas que serão debatidos nos próximos dias. Para entender o contexto da saúde no Brasil, as urgências e como melhorar o cenário, a Associação Comercial do Rio de Janeiro promove o seminário “A saúde que podemos ter” na próxima segunda-feira (29/8). A presidente da FenaSaúde Solange Beatriz Palheiro Mendes participará do debate sobre “Os Dilemas e Paradoxos da Saúde Suplementar no Brasil”, onde vai expor os principais problemas que afligem o setor.
Dentre eles, estão a incorporação contínua de tecnologias, procedimentos e eventos em saúde, inflação do setor médico em alta, forte regulação estatal, crise financeira, falta de gestão adequada do mercado de OPME (Órteses, Próteses e Materiais Especiais), crescente judicialização do setor e pressões legislativas para incorporar mais produtos de forma direta sem discussão com as entidades técnicas legais.
Por sua vez, o Instituto de Estudos de Saúde Suplementar (IESS) promove o seminário internacional ‘Novos produtos para saúde suplementar’. Com um cenário de contínua expansão dos custos na saúde e a dificuldade de os agentes contratantes manterem o benefício, é preciso criatividade no mercado de saúde suplementar. Para debater os planos com conta de poupança de saúde e franquias anuais, o IESS realiza uma discussão inédita analisando a experiência internacional nesse tema. O evento, que contará com a participação de especialistas nacionais e internacionais, acontece no Rio de Janeiro, no dia 31 de agosto. A presidente da FenaSaúde vai participar do debate ‘Contas de poupança de saúde e franquias anuais no contexto da saúde suplementar do Brasil’.
‘Desafios e Perspectivas da Saúde Suplementar’ estarão em debate no 21º Congresso Abramge, que será realizado nos dias 01 e 02 de setembro, em São Paulo. Nesse evento, Solange Beatriz Palheiro Mendes vai participar do painel ‘Como retomar o crescimento dos Planos de Saúde’. O congresso contará com as presenças de Ricardo Barros, ministro da Saúde; e José Carlos Abrahão, presidente da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).
Por fim, a edição do Café do Clube Vida em Grupo (CVG-RS) de setembro traz o tema "judicialização". A iniciativa, que acontece no dia 13 de setembro, tem como convidada Solange Beatriz que falará sobre a judicialização no mercado segurador e no âmbito da saúde suplementar.
Outros eventos - José Cechin e Sandro Leal, respectivamente, diretor-executivo e superintendente da FenaSaúde, também participam de eventos que discutirão os rumos do setor. José Cechin representará a FenaSaúde no XI Congresso Nacional das Operadoras Filantrópicas de Planos de Saúde a ser realizado durante o 38º Encontro Catarinense de Hospitais – evento anual do setor de saúde de Santa Catarina, realizado pela Associação dos Hospitais do Estado de Santa Catarina (AHESC). O objetivo do encontro é estimular a participação da cadeia produtiva da saúde e propor soluções para os problemas e estratégias para a gestão. O diretor-executivo da FenaSaúde irá apresentar o tema ‘Gestão de Risco na Operação de Planos de Saúde’ hoje, às 14 horas.
Na segunda-feira, José Cechin irá integrar uma mesa redonda sobre “Fundamentos da Saúde Brasileira e suas Consequências”, durante o seminário da Associação Comercial do Rio de Janeiro. O diretor da FenaSaúde vai abordar ‘O financiamento da saúde pública e a relevância econômica do setor privado’.
No dia 30 de agosto, é a vez de Sandro Leal participar do XIV Seminário Internacional Proteste: Impactos da Crise na Saúde e Reflexos para o Consumidor. A Proteste é uma associação de defesa do consumidor e o evento irá reunir especialistas nacionais e internacionais. Na ocasião, serão debatidos os problemas na saúde suplementar e no Sistema Único de Saúde (SUS), provocados pela crise econômica, além de proposições para superar este cenário. Também serão apresentados os resultados de uma pesquisa sobre planos de saúde realizada pela Proteste. O superintendente da FenaSaúde participará do painel ‘Ações do setor regulado para superar a crise’.