Um trabalho divulgado pelo American Journal of Public Health foi realizado com o objetivo de descobrir se o aumento no consumo de frutas e vegetais colabora para melhorias no bem-estar psicológico.
Os pesquisadores estudaram 12.385 adultos australianos, em amostra aleatória, nos anos de 2007, 2009 e 2013 na pesquisa australiana Household, Income, and Labour Dynamics.
O aumento do consumo de frutas e vegetais tem papel importante no aumento da felicidade, satisfação com a vida e bem-estar. O aumento de satisfação de vida foi igual em tamanho ao ganho psicológico de deixar de estar desempregado, por exemplo. As melhorias ocorreram dentro de 24 meses.
Concluiu-se que a motivação das pessoas para comer alimentos saudáveis é enfraquecida pelo fato de que os benefícios de saúde física acumulam-se apenas décadas mais tarde na vida, mas, como a melhoria no bem-estar está perto de ser imediata com o aumento do consumo de frutas e vegetais, pode-se mostrar aos cidadãos que já há evidências de que os ganhos psicológicos com uma alimentação saudável podem ocorrer de forma rápida e muitos anos antes dos benefícios físicos alcançados no futuro.