A reunião da diretoria colegiada da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) realizada nesta quarta-feira (6/4) foi a primeira a ser transmitida ao vivo com acesso direto em todas as estações de trabalho dos colaboradores da instituição. A gravação do evento será diponibilizada também para o público externo, no portal da Agência na internet, tão logo esteja tecnicamente apta para isso. Esse foi mais um importante passo na trajetória da ANS para a promoção da transparência de suas ações e de democratização do acesso às decisões de cada um dos cinco diretores.
Os dirigentes foram unânimes quanto à importância dessa ação e da mudança de cultura na organização que ela representa:
“A ampliação da transmissão das reuniões da DICOL demonstra o caminho da transparência que vem sendo percorrido pela ANS” – Leandro Reis Tavares (Diretor de Normas e Habilitação das Operadoras - DIOPE)
“Acredito que essa seja uma grande oportunidade de desmistificar o que acontece nas reuniões da DICOL. Agora todos vão poder assistir e tirar suas próprias conclusões” – Simone Sanches Freire (Diretora de Fiscalização - DIFIS)
“Essa foi uma decisão da colegiada, ciente de que foi um grande salto. Agora todos os interessados, dentro e fora da ANS, poderão ter acesso aos temas debatidos e à forma como eles são debatidos” – Martha Oliveira (Diretora de Desenvolvimento Setorial - DIDES)
“A iniciativa está mobilizando vários colaboradores que estão nos parabenizando por mensagens. Que continuemos no caminho da transparência e da modernização” – Karla Coelho (Diretora de Gestão – DIGES)
“Foi, sem dúvida, uma experiência muito positiva para todos” – José Carlos de Souza Abrahão (Diretor-presidente e diretor de Normas e Habilitação de Produtos – DIPRO)
As reuniões da diretoria colegiada da ANS já eram transmitidas para o público interno, mas o interessado precisava se dirigir ao auditório para onde a transmissão era direcionada. A partir de agora, o uso de uma ferramenta de comunicação instantânea permite que o colaborador assista às deliberações sem sair de sua mesa. Ao longo da reunião, foram registrados 49 participantes online.
Ainda em fase de testes, a transmissão foi restrita ao universo de colaboradores da Agência, mas a proposta é que a próxima reunião da diretoria colegiada já seja veiculada ao vivo para o público externo pelo portal da ANS na internet.