Ouvidorias das autogestões em saúde criam coletivo
17/03/2016
Na última segunda-feira (14/03), ouvidores de 35 operadoras de autogestão em saúde de diversas regiões do país participaram de um encontro inédito realizado pela União Nacional das Instituições de Autogestão em Saúde (Unidas), em São Paulo/SP. A ideia é a partir deste I Encontro de Ouvidores das Autogestões – realizado na mesma semana de comemoração do Dia do Ouvidor (16 de março) – constituir um coletivo para troca de experiências e qualificação do trabalho das ouvidorias. 

Como membro da comissão organizadora, a Geap Autogestão em Saúde participou ativamente do encontro, inclusive apoiando a realização de uma pesquisa, iniciada em dezembro de 2015, para traçar o perfil das ouvidorias levando em conta suas necessidades. “Apresentamos os dados da pesquisa sobre os principais canais de atendimento das operadoras, a quantidade total de demandas recebidas, o tempo de implantação do serviço, e fizemos um levantamento de temas que despertam maior interesse e devem ser tratados em nossos encontros”, explicou a ouvidora da Geap, Eliana Bohland. 

A programação contou com debate sobre o marco regulatório das ouvidorias e palestra com o tema Mediação de Conflitos. “De 2013 para cá, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vem definindo melhor o papel das ouvidorias dentro das operadoras, de como devem funcionar, os prazos que precisam ser respeitados, o tipo de atendimento que deve ser realizado e outros encaminhamentos”, destacou Eliana. De acordo com a ouvidora da Geap, o intercâmbio de informações e a troca experiências entre as operadoras certamente vai trazer um ganho importante à qualificação do atendimento aos beneficiários. 

Um dos principais resultados do encontro foi a criação de um fórum virtual de discussão e o compromisso entre as operadoras de manter no mínimo três encontros presenciais por ano com o intuito de discutir avanços, apresentar o funcionamento de suas ouvidorias, mostrar novos desafios e debater sobre situações específicos. “Nosso objetivo é buscar melhorias nos serviços de todas as autogestões em saúde”, disse a ouvidora a Geap. Os próximos encontros estão previstos para julho e novembro deste ano. 

Ouvidoria da Geap 

Criada em 2004, A Ouvidoria da Geap é uma das precursoras no segmento de saúde suplementar no país. Atualmente conta com dois canais exclusivos: a central telefônica gratuita (0800 728 8303) e o formulário eletrônico disponível no site. Esses canais de atendimento de segunda instância estão preparados para acolher as demandas de beneficiários de todo o país, caso a resposta recebida num primeiro contato não tenha atendido suas expectativas. 
Fonte: Unidas




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