Processos contra planos de saúde serão julgados coletivamente
Valor Econômico
22/03/2013

Processos contra planos de saúde serão julgados coletivamente

Por Marta Nogueira | Valor
 
Johns Hopkins Medical/AP
Processos contra planos de saúde serão julgados coletivamente

RIO - O ministro da saúde, Alexandre Padilha, afirmou há pouco que a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) vai mudar a metodologia de análise de processos de consumidores contra os planos de saúde com o objetivo de acelerar o trâmite das ações. 

Uma das novas medidas adotadas será a apreciação coletiva de processos abertos a partir de queixas dos usuários. Os processos serão julgados de forma coletiva, a partir de temas e por operadora. 

Outra decisão tomada pelo ministério para acelerar o trâmite das ações da ANS será a contratação de 200 novos servidores temporários. Uma portaria autorizando a contratação desses novos profissionais será publicada no Diário Oficial da União na próxima semana.

“O ministério tem adotado uma série de medidas para tornar mais rígido o monitoramento das operadoras de planos de saúde”, afirmou Padilha.

Segundo a ANS, atualmente 8.791 processos de reclamações de consumidores sobre o atendimento dos planos de saúde estão em tramitação na agência. Entre os principais motivos que levaram às queixas estão negativa de cobertura, reajustes de mensalidades e mudança de operadora. 

No Brasil, cerca de 48,6 milhões de pessoas têm planos de saúde com cobertura de assistência médica e 18,4 milhões exclusivamente odontológicos. Outras medidas tomadas anteriormente pelo Ministério da Saúde serão intensificadas, também, com o objetivo de acelerar o trâmite das ações.

(Marta Nogueira | Valor)

 

© 2000 – 2012. Todos os direitos reservados ao Valor Econômico S.A. . Verifique nossos Termos de Uso em http://www.valor.com.br/termos-de-uso. Este material não pode ser publicado, reescrito, redistribuído ou transmitido por broadcast sem autorização do Valor Econômico. 

Leia mais em:





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP