Valor das ações de empresas que promovem saúde no trabalho [Estudo]
08/01/2016

A primeira edição da revista científica “Journal of Occupational & Environmental Medicine” (JOEM) de 2016 traz três estudos que avaliaram a mudança no valor das ações de três portfolios de empresas que possuem programas amplos e bem conduzidos de promoção da saúde no ambiente de trabalho e comparados com o padrão da Standard & Poors 500. Confira os três estudos realizados:

1.O primeiro estudo utilizou como referência o prêmio CHAA (ACOEM Corporate Health Achievement Award) criado em 1995 pelo American College of Occupational Medicine e que avalia 17 critérios agrupados em 4 categorias: liderança e gestão, trabalhadores saudáveis, ambientes saudáveis e organizações saudáveis.  O estudo acompanhou o comportamento das ações ao longo de 14 anos e as empresas foram agrupadas em três categorias: (1) saúde (2) segurança (3) saúde e segurança.

2.O segundo estudo utilizou o HERO Scorecard que é uma ferramenta on line desenvolvida em 2006 pela HERO (Health Enhancement Research Organization) para ajudar as empresas a aprimorar os seus programas.  A versão 3, lançada em 2009 apresenta as questões em seis grandes áreas: planejamento estratégico, suporte organizacional e cultura, gestão do programa, integração do programa, estratégias de participação, mensuração e avaliação. Foram utilizados escores de 745 empresas  que completaram o questionário entre 2009 e 2012.  Foram considerados de alta performance as empresas que atingiram um total de 125 pontos em 200 possíveis. Os portfolios de ações foram acompanhados ao longo de seis anos (2009-2015).

3.Finalmente, o terceiro estudo utilizou o prêmio “C.Everett Koop Award” que foi criado em 1994 por uma organização chamada “Health Project” com o objetivo de identificar empresas que promoveram melhoria na saúde do trabalhador e impacto econômico nos programas de qualidade de vida. Os vencedores são selecionados de acordo com a metodologia do programa, taxas de participação e grau de melhoria do nível de saúde da população-alvo.  Para este estudo, as 26 empresas vencedoras entre 1999 e 2014 foram incluídas e a performance dos portfolios de ações foi acompanhada de 2001 a 2014 (14 anos).

Nestes três estudos, o preço das ações foi monitorado no ano após receber o prêmio (ou o escore alto) e os dividendos re-investidos a cada 4 meses.  Os portfolios das empresas com programas de alta performance superaram a performance média da S&P 500 nos três estudos.

No estudo que utilizou o HERO Scorecard, o portfolio superou a S&P500 em 159 a 235% com uma relação de 1:48 para 1:00 ao longo de seis anos.  O portfolio do CHAA Award superou a da S&P500 em 105 a 303% com uma relação de 2.89 para 1:00 ao longo de 14 anos, ou um desempenho 13% superior a cada ano. Finalmente, o portfolio da Koop Award superou a da S&P500 em 105 a 325% com uma relação de 3:00 para 1:00.

Estes estudos robustos corroboram a constatação de que a gestão estratégica da saúde nas empresas agrega valor aos negócios. Naturalmente, isso exige planejamento de longo prazo, envolvendo programas e ações de bem-estar (qualidade de vida), promoção da saúde e segurança no trabalho, com utilização de métricas adequadas que estejam alinhadas com a missão da organização e que sejam percebidas como relevantes pelos gestores da empresa, investidores, clientes e trabalhadores.  Neste contexto, certamente a gestão da saúde na organização não é só papel da área de recursos humanos, SST ou benefícios, mas deve envolver a liderança e os tomadores de decisão.

Assim, no Brasil, precisamos superar os desperdícios de programas pontuais, a gestão de curto-prazo com métricas parciais e imprecisas (como retorno sobre o investimento) para modelos mais amplos, com planejamento de longo prazo e alinhado com as estratégias das organizações.

PUBLICIDADE

 Notícias como essa no seu e-mail

Faça como mais de 20.000 profissionais do setor de saúde e receba as últimas matérias no seu email.

 

Deixe uma resposta

 

2015: Um agradecimento aos nossos apoiadores!

 
PUBLICIDADE

Uau! Que ano desafiador! 2015 foi o primeiro ano que me dediquei full-time como empreendedor e foi ótimo poder fazer a diferença na vida de tantos empreendedores e profissionais de saúde!

Em Dezembro, celebramos um ano de Live Healthcare Media, e junto com Vitor Asseituno, Raphael Gordilho, Adelson Sousa e Miguel Petrilli temos muito a comemorar! Este ano entregamos o nosso primeiro Saúde Business Fórum em Punta Cana e lançamos o Hospital Innovation Show, dois eventos de sucesso. Em Novembro, tive o prazer de assumir como COO da Berrini Ventures, a primeira aceleradora de saúde do Brasil. Quanta responsabilidade!

Em Setembro, tive o prazer de organizar a Hackathon Hack4Health apoiada pela GE, com mais de 70 participantes e 17 times, a Hackathon se mostou um enorme sucesso, superando as expectativas dos participantes, organizadores e patrocinadores. Saímos de lá com a certeza, que é possível trabalhar colaborativamente para melhorar a saúde brasileira. Dos times participantes, os times vencedores Connect e Oxiot, continuam a trabalhar em suas startups, a fim de torná-las empreendimentos reais.

Também em Setembro, tivemos a final do Desafio Pfizer, que com mais de 55 times participantes teve um elevado nível de projetos, capazes de ter um impacto muito positivo na saúde brasileira. Dentre os vencedores, tivemos Epistemic e i-Care. Enquanto a primeira, é um device para detectar surtos epilépticos antes que aconteçam, a segunda é um device para detectar a queda dos idosos. Ambas as startups continuam em desenvolvimento e 2016 promete ser um grande ano para elas.

Agora é também o momento de agradecer nossos parceiros e patrocinadores, que acreditaram nos nossos sonhos e nos ajudaram a torná-los realidade. Vocês acreditaram numa aceleradora de saúde, quando o desfecho era incerto e todos os processos eram experimentais. Vocês são demais! Aos patrocinadores que nos apoiaram no Saúde Business Fórum, você nos ajudam a continuar realizando o principal encontro de CEOs de saúde do país, um encontro que ajuda discutir os rumos atuais e futuros da saúde brasileira. A todos vocês, nosso muito obrigado!

Para todos aqueles que acreditaram e apoiaram o Hospital Innovation Show, nosso muito obrigado! Vocês ajudaram a tornar um grande sonho realidade e o apoio de vocês é fundamental para que continuemos espalhando a inovação e a mudança na cadeia da saúde !

E para você, que acredita em nosso trabalho, acompanha as nossas publicações, assiste aos nossos vídeos, participa de nossos grupos de WhatsApp, fica aqui nossa gratidão. Vocês são a razão da nossa existência e sem vocês nosso trabalho não teria significado!

E finalmente para você que é apenas um leitor dos nossos artigos, ou visualizador de nossos vídeos e faz a diferença na saúde, faça parte do principal grupo de empreendedores em saúde do Brasil! Mande um e-mail para fernando@livehcm.com para maiores informações.

Que venha 2016 e traga muita união, paz, harmonia e colaboração para todos nós! Este são os meus votos para todos vocês!





Obrigado por comentar!
Erro!
Contato
+55 11 5561-6553
Av. Rouxinol, 84, cj. 92
Indianópolis - São Paulo/SP